Entretenimento

Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde

Veterinária e colunista da BandNews FM dá 4 conselhos para melhorar a relação – respeito ao tempo do animal está entre eles

Manu Karsten, com rádio BandNews FM 09/09/2021 • 17:25
Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde
Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde
Envato Elements

A nossa ouvinte Maria Fernanda me escreve contando que tem dois filhos: a Sofia, sua filha humana de 4 anos, e o Tim, um gatinho de 3 anos. “Manu, você pode me ajudar com dicas? Gostaria que a Sofia e o Tim se dessem melhor, como posso fazer isso? ”

Olha, Maria Fernanda, superlegal sua dúvida, porque é exatamente isso: nem sempre a relação entre gato e criança é uma coisa evidente e natural. Às vezes, a gente tem que dar uma mãozinha para isso acontecer. Então, a primeira coisa é: 1) você precisa sempre ensinar – e isso é muito importante na relação das crianças com os animais – que quanto mais as crianças forem tranquilas e gentis, melhor elas vão se relacionar com os bichos. 

Converse com a Sofia, dizendo “Sofia, calma, tenha muita calma na hora em que você vai mexer com o Tim”. Quando ela for balançar brinquedos, como aqueles ratinhos pendurados ou bolinhas, precisa fazer de uma maneira não tão rápida, porque pode assustá-lo. Ou seja, Maria Fernanda, sempre tem que ter supervisão sua! Caso contrário, ao invés dela se aproximar, isso pode acabar afastando o gato dela.

Outra coisa que pode ajudar muito o relacionamento entre os dois é 2) deixar a Sofia alimentar o gato. Peça para a Sofia ajudar você a colocar ração, a colocar o petisco ou deixar que ela mesma dê ao Tim, porque isso acaba aproximando e os gatos percebem. 

Outra coisa que a Sofia pode fazer é 3) te ajudar a montar um jardim para o Tim. Plantar sabe o que? Salsa, sálvia, erva-do-gato, essas plantinhas que os gatos amam. Aí, sempre que a Sofia e o Tim estiverem juntos, você incentiva e elogia tanto o comportamento da Sofia, quanto o comportamento do Tim.

Por fim, 4) respeitar! Quando o Tim não quiser mais e sair correndo, deixe! É o momento dele, tá?! Não tente forçar a barra. A saída é ensinar a ele que todas as vezes que a Sofia chega perto dele, coisas boas acontecem. Essa é a ideia, tá bom?!

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.