Entretenimento

Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde

Veterinária e colunista da BandNews FM dá 4 conselhos para melhorar a relação – respeito ao tempo do animal está entre eles

Manu Karsten, com rádio BandNews FM

Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde Envato Elements
Como fazer um gato gostar de criança? Veterinária Manu Karsten responde
Envato Elements

A nossa ouvinte Maria Fernanda me escreve contando que tem dois filhos: a Sofia, sua filha humana de 4 anos, e o Tim, um gatinho de 3 anos. “Manu, você pode me ajudar com dicas? Gostaria que a Sofia e o Tim se dessem melhor, como posso fazer isso? ”

Olha, Maria Fernanda, superlegal sua dúvida, porque é exatamente isso: nem sempre a relação entre gato e criança é uma coisa evidente e natural. Às vezes, a gente tem que dar uma mãozinha para isso acontecer. Então, a primeira coisa é: 1) você precisa sempre ensinar – e isso é muito importante na relação das crianças com os animais – que quanto mais as crianças forem tranquilas e gentis, melhor elas vão se relacionar com os bichos. 

Converse com a Sofia, dizendo “Sofia, calma, tenha muita calma na hora em que você vai mexer com o Tim”. Quando ela for balançar brinquedos, como aqueles ratinhos pendurados ou bolinhas, precisa fazer de uma maneira não tão rápida, porque pode assustá-lo. Ou seja, Maria Fernanda, sempre tem que ter supervisão sua! Caso contrário, ao invés dela se aproximar, isso pode acabar afastando o gato dela.

Outra coisa que pode ajudar muito o relacionamento entre os dois é 2) deixar a Sofia alimentar o gato. Peça para a Sofia ajudar você a colocar ração, a colocar o petisco ou deixar que ela mesma dê ao Tim, porque isso acaba aproximando e os gatos percebem. 

Outra coisa que a Sofia pode fazer é 3) te ajudar a montar um jardim para o Tim. Plantar sabe o que? Salsa, sálvia, erva-do-gato, essas plantinhas que os gatos amam. Aí, sempre que a Sofia e o Tim estiverem juntos, você incentiva e elogia tanto o comportamento da Sofia, quanto o comportamento do Tim.

Por fim, 4) respeitar! Quando o Tim não quiser mais e sair correndo, deixe! É o momento dele, tá?! Não tente forçar a barra. A saída é ensinar a ele que todas as vezes que a Sofia chega perto dele, coisas boas acontecem. Essa é a ideia, tá bom?!

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Mais notícias

Carregar mais