J.D. Vance, como é conhecido o senador norte-americano James David Vance, foi anunciado na última segunda-feira, 15 de julho, como candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, que concorre novamente à presidência dos Estados Unidos.
Contudo, antes de se aliar a Trump nas eleições, Vance ficou conhecido por escrever um livro que se tornou um dos mais vendidos na lista do The New York Times e inspirou um filme com duas indicações ao Oscar.
Inclusive, após o anúncio de que J.D. Vance será o candidato a vice-presidente, a audiência de "Era uma vez um sonho" aumentou em 1.179% em comparação com o dia anterior, segundo o site Luminate Data.
Era uma vez um sonho foi Best-seller
Escrito por J.D. Vance, "Era uma vez um sonho" (Hillbilly Elegy), lançado em 2016, se tornou um best-seller aclamado por críticos de importantes veículos dos Estados Unidos, como The Economist e The Wall Street Journal.
A obra chegou ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times, destacando-se como uma autobiografia impactante que retrata "memórias de uma família e cultura em crise".
Em seu livro, Vance narra o impacto devastador da pobreza em sua família. Nascido em Middletown, Ohio, ele descreve a migração de seus avós maternos, que representam a população branca pobre em busca de melhores oportunidades nas cidades do meio-oeste americano.
O político também compartilha sua própria jornada, que o levou de uma infância difícil marcada pela ausência do pai e pelo vício em heroína de sua mãe, até a conquista de uma vida melhor através da educação e do apoio de seus avós.
Os estudos de Vance o levaram ao Corpo de Fuzileiros Navais, à Universidade Estadual de Ohio e, posteriormente, à prestigiada Universidade de Yale. Após se formar, ele seguiu para o Vale do Silício, na Califórnia, e finalmente chegou à capital, Washington, D.C.
Após o anúncio da candidatura, em questão de horas, o livro de memórias do político se tornou alvo de busca e resenhas. O livro se tornou um tópico de conversa na internet tão popular que o site americano de recomendação de livros Goodreads bloqueou novas resenhas.
Livro inspirou a Netflix
Dirigido por Ron Howard, mesmo diretor de "Apollo 13", "O código Da Vinci" e "Uma mente brilhante", "Era uma vez um sonho" foi lançado em 2020, com Gabriel Basso, Amy Adams, Glenn Close e Freida Pinto no elenco. Com lançamento limitado nos cinemas e muitas críticas negativas, o filme foi indicado a dois Oscars: melhor atriz coadjuvante (Close) e melhor maquiagem.
A sinopse da produção diz: “Baseado no best-seller número um do New York Times escrito por J.D. Vance e com direção do vencedor do Oscar Ron Howard, "Era uma vez um sonho" também retrata uma jornada de sobrevivência e triunfo ao acompanhar a história de uma família ao longo de três gerações”. O filme está disponível na Netflix.