Entretenimento

"Falta profissionalização na confeitaria", diz Diego Luzano, eleito melhor chocolateiro do país

Chef confeiteiro falou sobre o crescimento profissional na pandemia e os grandes desafios da profissão no Brasil

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Diego Lozano, eleito o melhor chocolateiro do país
Diego Lozano, eleito o melhor chocolateiro do país
Reprodução/Instagram

O programa Antenados, da Rádio Bandeirantes, recebeu neste sábado, 12, o chef confeiteiro Diego Lozano, eleito o melhor chocolateiro do país. Durante o bate-papo, ele conversou sobre a chegada até o topo da profissão e como fez para se reinventar durante a pandemia, com o fechamento dos restaurantes.

"Acredito que existem vários outros confeiteiros e chocolateiros melhores que eu, mas a questão é a exposição. Eu sou uma pessoa que me expus publicamente. Neste segmento, na maneira que eu venho me expondo, é muito positivo. Chegar no topo às vezes não é tão complicado, mas se manter é", disse. Ouça a entrevista completa.

Lozano contou que, assim como muitos, teve de se reinventar. "A gente se viu numa situação muito ruim em termos de escola, quase sem alunos. Na época, minha mulher deu a ideia de colocar as minhas receitas à venda. Em dois dias ela criou um site, formatou algumas receitas e as colocamos à venda. Divulgamos através das lives e acabou dando muito certo", contou.

Nas redes sociais, o chef confeiteiro vendia apostilas com suas receitas e o sucesso foi tanto que ele chegou a cogitar a não voltar com aulas presenciais. "Depois disso, a gente passou a dar aulas ao vivo nas plataformas. Desenvolvi também o primeiro congresso mundial de confeitaria online. A gente se virou muito bem. Trabalhei muito, mas deu muito certo para nós", completou.

Para Lozano, na confeitaria o grande problema no Brasil é a falta de profissionalização. "Do meu ponto de vista, o grande desafio é a falta de técnica das pessoas. Nossa área, principalmente de confeitaria, vem de pessoas sem formação. Às vezes a pessoa se propõe a fazer algo sem conhecer tecnicamente aquilo que está fazendo. Falta muito mais profissionalização do que qualquer outra coisa", garantiu.

O programa Antenados vai ao ar todos os sábados, às 20h, na Rádio Bandeirantes, com apresentação de Danilo Gobatto. O programa é reapresentado aos domingos, no mesmo horário. 

Mais notícias

Carregar mais