Entretenimento

Influenciadora fala sobre vício em droga que matou Matthew Perry: "É perigoso"

Déia Cavalheiro desabafou sobre a experiência de quase morte por causa da ketamina, revelada no laudo médico como a causa da morte do ator de Friends

Por Bruno Costa

Déia Cavalheiro desabafou sobre o vício
Déia Cavalheiro desabafou sobre o vício
Reprodução

Após a divulgação do laudo médico que revelou a causa da morte do ator Matthew Perry, de “Friends”, muito tem se falado sobre o uso da ketamina. A influenciadora fitness, Déia Cavalheiro, 32 anos, que já declarou ter passado por uma experiência de quase morte por causa da substância, falou sobre as dificuldades para se livrar do vício.

“É muito comum ter recaídas como a dele. O uso da ketamina é muito perigoso e pode dar uma parada cardiorrespiratória. Eu já estive perto da morte por causa do uso em excesso”, relembrou.

Com a repercussão da notícia sobre a morte do ator, Déia relatou o que sentiu quando quase morreu após usar a susbtância. “É uma sensação que tu não consegue respirar, porque como ele é anestésico, vai parando ou diminuindo o funcionamento dos órgãos… É isso que pode ter acontecido”, indagou a gaúcha.

Déia disse ainda que só conseguiu sobreviver porque não estava sozinha. Os amigos perceberam os efeitos na influenciadora e agiram para que ela não perdesse a consciência, equilibrando a respiração enquanto caminhava.

Déia Cavalheiro conheceu a ketamina em 2020, quando passou por situações de estresse ao ter que lidar com uma doença do filho e trancar sua faculdade de medicina que cursava no Paraguai por causa da alta do dólar, em decorrência da pandemia. 

“Um ex-namorado apresentou a ketamina pra mim. Fiquei viciada em pouco tempo”. Para se recuperar, a influenciadora procurou ajuda psiquiátrica e psicológica, recebeu o diagnóstico de depressão e orientação para reduzir o consumo da substância de maneira controlada. “Foi assustador! Nunca mais procuro algo assim pra minha vida”.

O que é ketamina?

A ketamina, ou cetamina, é uma droga usada na medicina e veterinária por suas propriedades sedativas, apesar de seus efeitos alucinógenos também a tornarem um composto perigoso quando consumida como substância recreativa.

Embora seja usada com frequência pela comunidade médica como anestésico, sedativo e analgésico, a substância divide opiniões dos especialistas por causa das propriedades dissociativas. Conhecida como "Special K" ou "Kit Kat", a ketamina também é vendida ilegalmente e usada como uma droga recreativa por conta de seus efeitos alucinógenos.

A Ketamina se tornou uma droga ilícita na década de 1980, de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obsesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

Morte de Matthew Perry

Matthew Perry, estrela da série “Friends”, morreu no final de outubro, devido a efeitos agudos da ketamina, de acordo com laudo toxicológico divulgado na última sexta-feira (15) pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles.

Além da presença da ketamina, a morte de Matthew Perry envolve afogamento, doença arterial coronariana e efeitos da buprenorfina. De acordo com o TMZ, no dia da morte, as autoridades não encontraram drogas na casa de Matthew Perry.


 

Mais notícias

Carregar mais