Masterchef

Como temperar e fazer salmão? Aprenda formas práticas de preparar o peixe

O ingrediente desafiou os cozinheiros do MasterChef Brasil, mas você pode fazê-lo em casa em menos de 20 minutos

Da Redação

O peixe de águas frias caiu no gosto dos brasileiros
O peixe de águas frias caiu no gosto dos brasileiros
Envato Elements

O salmão desafiou os cozinheiros do MasterChef Brasil no 19º episódio da temporada. Na Prova de Eliminação, os participantes receberam a missão de preparar um prato cru e um prato cozido com o peixe, que caiu no gosto dos brasileiros.

Relembre o momento:

Trata-se de um ingrediente delicado, porém muito versátil. O salmão brilha em inúmeras receitas da culinária internacional – desde o sushi até o salmão com azedinha, um clássico francês – e pode, também, protagonizar os pratos que você faz em casa. Que tal?!

Confira abaixo dicas certeiras para quem quer preparar um bom salmão pela primeira vez:

Como temperar o salmão

O chef Henrique Fogaça diz: “menos é mais”, e essa frase pode servir para esse passo no preparo do salmão. Sal, pimenta-do-reino e ervas frescas (como salsinha, cebolinha e endro) são suficientes para deixar o seu peixe cheio de aroma e muito saboroso. Use os temperos a gosto.

Como fazer o salmão no forno

Forre uma assadeira com as ervas, que vão proteger o peixe da alta temperatura, e coloque o peixe com a pele para baixo. Leve ao forno quente por 15 a 20 minutos – o tempo varia de acordo com o tamanho da posta. Atenção: o salmão pode ficar seco após 20 minutos no forno. Dessa forma, o peixe fica bem macio e suculento, pronto para estrelar uma refeição especial.

Como fazer o salmão na frigideira

Outra opção prática para fazer o peixe. Coloque um fio de azeite na frigideira quente e posicione a posta temperada com a pele para baixo. Você pode adicionar uma colher de manteiga e ervas frescas na frigideira, e regar o salmão ao longo do cozimento. Dica: sele cada lado do peixe por 2 minutos para conquistar o ponto perfeito.