Masterchef

Elisa, do MasterChef, une Brasil e França no restaurante Clos; veja tour

A primeira campeã do talent show comanda bistrô na zona oeste de São Paulo (SP), e cardápio "sofisticado" reflete as experiências da chef na Europa

Por Amanda Caroline

Em 2014, a professora e produtora de eventos Elisa Fernandes viu o MasterChef Brasil mudar sua vida. A paulista venceu a primeira temporada do talent show e agarrou a oportunidade com unhas e dentes: ela fez o curso de gastronomia da conceituada escola Le Cordon Bleu, um dos prêmios do programa à época, e trabalhou na Europa por quatro anos. Tudo isso para voltar ao Brasil, realizar o sonho de abrir seu próprio restaurante e conquistar o título de chef de cozinha.

“Sonho que, graças a Deus, deu certo”, afirma Elisa em entrevista ao band.com.br. Hoje, ela comanda o Clos Wine & Bar, localizado na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo (SP). Quer fazer um tour pelo bistrô? Assista ao vídeo acima!

Mistura do Brasil com a França

A campeã do MasterChef se formou na culinária francesa. Em uma de suas experiências no exterior, Elisa atuou na cozinha do luxuoso hotel Plaza Athénée, liderada pelo chef Alain Ducasse, em Paris, que conta com três estrelas no Guia Michelin. Sua bagagem reflete no menu do Clos, um “restaurante de fusão”, como ela explica. O cardápio reúne pratos clássicos da gastronomia internacional com toque brasileiro.

“Minhas influências são, em maioria, francesas porque eu estudei lá. Então, hoje, meu restaurante faz clássicos franceses e internacionais. No caso dos clássicos brasileiros, eles têm um toque francês. É um restaurante de fusão, bem eclético”, afirma.

Depois de trabalhar tanto tempo no mercado de luxo em alta performance, a ex-participante do programa soube que voltaria ao Brasil para liderar uma casa menos sofisticada. Elisa, inclusive, se cansou da alta gastronomia e questiona se o estilo é viável na realidade brasileira.

“O Clos não é um restaurante do dia a dia porque tem um capricho, uma leve sofisticação nos pratos, no conceito, na arquitetura, na decoração, na escolha dos vinhos… Tudo é muito caprichado, mas não tem o compromisso de ser uma coisa chiquérrima. Para ser muito honesta, cansei um pouco desse estilo, e me questiono se esse estilo é viável para a realidade do Brasil, para 2023”, reflete.

Confeitaria: do medo à paixão

Os carros-chefes do Clos Wine & Bar são, claro, franceses. Entretanto, eles têm sotaque brasileiro – é o caso do pithivier de costela, uma torta de massa folhada recheada com costela, mandioquinha e couve manteiga (R$ 94). Deu água na boca, não é mesmo? 

Mas a novidade é que o “bichinho da confeitaria”, tão temida pelos cozinheiros, mordeu Elisa: ela se apaixonou pela arte de fazer doces e se dedica fortemente a servir receitas clássicas em seu Clos, como a choux. “Amo a gastronomia francesa clássica, principalmente as sobremesas. O ‘bichinho da confeitaria’ me mordeu e me especializei nisso”, conta.

A carta de vinhos da casa é uma curadoria da importadora Vinho Mix: quem vai ao restaurante encontra rótulos de vinhos naturais, biodinâmicos e orgânicos. A visita pede um brinde!

Clos em ampliação

Elisa Fernandes sorri enquanto fala de sua grande conquista profissional – não à toa. A casinha localizado na descolada Vila Madalena está em expansão: o terreno ao lado também virou casa da chef, que amplia o restaurante.

“Vai ficar ainda mais gostoso, ainda mais aconchegante. Essa é uma grande conquista para mim porque a maioria dos restaurantes não passa dos dois anos de existência. Nós não passamos dos dois anos e estamos ampliando. Ainda tem muito aprendizado pela frente, mas é um sonho que está se realizando”, finaliza.

Serviço

Clos Wine & Bar

Endereço: Rua Girassol, 310, Vila Madalena - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 94188-0199
Funcionamento: de terça à quinta-feira, das 19h às 23h; sexta-feira, das 13h às 15h30 e 19h às 23h; sábado, das 13h às 17h e 19h às 23h; domingo, das 13h às 17h

Conheça mais restaurantes do MasterChef Brasil

Rodrigo Oliveira conta como Mocotó virou “sucesso improvável” em São Paulo

Dayse, do MasterChef Profissionais, apresenta seu novo restaurante italiano, Paparoto Cucina

Diego, campeão do MasterChef, abre as portas do restaurante Seu Manuel