Masterchef

Final do MasterChef 2022: saiba como fazer o menu de Fernanda

A vice-campeã da 9ª temporada preparou um cardápio inspirado nos elementos da natureza e nos sentidos do ser humano; confira o passo a passo completo dos três pratos

Da Redação

Aprenda a fazer o menu da Fernanda
Aprenda a fazer o menu da Fernanda
Melissa Haidar/Band

Fernanda apresentou na grande final do MasterChef Brasil 2022, exibida nesta terça-feira (6), o menu “Elementos e Sentidos”. Ela terminou a competição como vice-campeã; Lays venceu o duelo Nos três pratos do cardápio, composto por entrada, prato principal e sobremesa, explora elementos da natureza e os cinco sentidos do ser humano. Confira as receitas abaixo!

A mineira, que foi a primeira eliminada da temporada e voltou na repescagem, explica que o amor é o sentimento que a guia na preparação deste menu. “É o amor que coloca os quatro elementos da natureza em movimento. É esse amor que movimenta a cozinheira que habita em mim. A cozinha que quero mostrar vem com a ativação dos cinco sentidos em paralelo”, afirma ao Band.com.br.

Fernanda fez as seguintes relações:

  • Água e visão;
  • Terra e tato;
  • Fogo e paladar;
  • Ar e olfato;
  • Amor e audição.

Confira os pratos abaixo e saiba como prepará-los:

Entrada: “Elemento água – berço e vida”

Prato principal: “Elementos terra e fogo – nascimento e transformação”

Sobremesa: “Elementos ar e amor – movimento, sabedoria e intuição”

Avaliações dos jurados

Entrada

Os chefes gostaram da ousadia e criatividade de Fernanda. O “artístico” do prato surpreendeu, mas faltou força no tempero das vieiras.

“Interessante o seu pensamento e o planejamento do prato. Conseguiu exemplificar o mar e trouxe areia. Sua vieira está gostosa, mas poderia ter ‘mais’”, opina Henrique Fogaça. Helena Rizzo complementa a crítica do colega. “O azul é uma cor tão rara de encontrar em alimentos e você entra com essa flor sem nenhum corante artificial. Está bonita e bacana. A textura do caldo é muito agradável. Faltou um pouco de força para dar mais sabor de mar”, declara.

Prato principal

Fernanda surpreendeu Érick Jacquin, que rasgou elogios à proposta do prato. “Realmente, é ousadia pura. Me surpreendeu bastante. Um prato de legumes que não é vegetariano nem vegano. Abóbora está muito gostosa, ela derrete. É difícil fazer um prato só de legumes, mas você conseguiu. Farofa surpreende bastante. Prato bonito, uma natureza-morta, uma inspiração de um pintor. Você está de parabéns. Não imaginava isso”, dispara o francês. Uau!

Sobremesa

A finalista encerrou o menu com “chave de ouro”. É o que avalia Helena Rizzo: “Sopa com textura muito agradável, cor bonita. Gostei muito porque não está doce, está azedinha. Sinto o sabor das frutas.”

Jacquin lembrou da receita de um amigo ao provar o doce criado por Fernanda. “Tem um amigo meu, que é francês, que faz frutas vermelhas toda vez que vou à casa dele. Me lembrou muito isso. É bem equilibrada em açúcar, a canela é agradável e a tuille dá crocância. O único defeito é que não tem mais frutas dentro. Terminou muito bem. Gostei muito dessa sobremesa”, diz o chef.