Masterchef

Lucio fala do carinho dos fãs de MasterChef por Helena: "Recebo mensagens"

Ex-participante da 1ª temporada, Lucio competiu ao lado da então esposa, Helena, vice-campeã da edição, que faleceu em 2021

Por Aline Naomi

Engenheiro químico de formação, Lucio Manosso foi um dos participantes da 1ª temporada do MasterChef Brasil, exibida há 10 anos. Após uma década da estreia do programa, o cozinheiro conseguiu unir as duas áreas e, atualmente, trabalha em uma empresa dando consultoria para a indústria alimentícia. 

Mas faz pouco tempo que as duas formações de Lucio convivem em harmonia, como ele descreve em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "[Após o fim do MasterChef], eu estava em um momento de carreira um pouco complicado. Estava muito infeliz no que eu estava fazendo", desabafa o ex-participante. 

Ele, então, decidiu investir na faculdade de gastronomia. "Na hora em que eu acabei a faculdade, eu falei: 'Não vou voltar para o que eu fazia, vou trabalhar com outra coisa, seguir nessa nova formação'", relembra. Nos anos posteriores, Lucio chegou a trabalhar em eventos, lecionar aulas e dar consultorias.  

Dupla indispensável na cozinha 

Entre as empreitadas de Lucio está o Salt & Pepper, empresa de consultoria culinária que comandava ao lado da ex-esposa, Helena Manosso. Vice-campeã da 1ª temporada do MasterChef, ela faleceu em junho de 2021 devido a uma infecção generalizada no sistema digestivo.  

Emocionado, Lucio fala com carinho de Helena, com quem manteve a parceria profissional e afetiva mesmo após o término. "Salt & Pepper era eu e ela, o sal e a pimenta. Continuou depois da separação mesmo, continuamos amigos", relembra.  

Em seu perfil discreto no Instagram, Lucio fez um post homenageando Helena quando ela veio a falecer. "Até hoje eu recebo comentários de pessoas que assistem pela primeira vez o programa", revela. "Tem um carinho bastante grande também pelo fato de a gente ter participado." 

Na época casados, Helena e Lucio receberam o avental do MasterChef juntos e se apoiaram ao longo da competição. No 8º episódio da edição, o cozinheiro optou por deixar o programa devido a problemas de saúde. "Eu conversei com um cardiologista e ele pediu para que eu evitasse situações de estresse muito intensas", disse na ocasião.  

"Foi uma viagem" 

Mesmo uma década após a estreia no MasterChef, Lucio recebe o carinho do público. "Até hoje existe esse reconhecimento, esse carinho por eu ter participado do programa, que é uma coisa muito legal", declara.  

Para ele, ter estado na 1ª temporada, onde tudo começou, é algo especial. "Eu costumo falar que foi uma viagem, porque a gente não tinha a menor ideia do que estava fazendo ali, não tinha referência do que era o programa", pondera. "É algo que transformou a vida de muita gente, inclusive a minha."

Tópicos relacionados