Masterchef

Hugo Merchan: "Não ganhei o MasterChef, mas encontrei o amor da minha vida"

Ex-participante do programa, o cozinheiro e comunicador fala sobre a relação com Irina Cordeiro e relembra trajetória na competição

Amanda Caroline 07/10/2021 • 17:53 - Atualizado em 07/10/2021 • 18:03
Hugo e Irina: MasterChef uniu casal de cozinheiros
Hugo e Irina: MasterChef uniu casal de cozinheiros
Reprodução/Instagram

A participação de Hugo Merchan na repescagem do MasterChef Brasil 2021 foi nostálgica para os fãs do programa. O cozinheiro e comunicador ficou em segundo lugar na quinta temporada — vencida por Maria Antonia Russi em 2018 — depois de ganhar a prova que dá uma nova chance para os eliminados e dar a volta por cima.

Em entrevista ao Portal da Band, Hugo relembra sua trajetória na competição e diz que lidar com a insegurança foi seu maior desafio. "Os outros participantes eram pessoas incríveis que tinham mais conhecimento do que eu. Duvidei muito de mim e, por isso, acabei caindo em um dos episódios", conta.

O intervalo entre a eliminação de Hugo e a repescagem foi curto, mas ele aproveitou o período para recarregar as energias — o que deu certo, não é mesmo? "Percebi que poderia ir mais longe. Voltei com mais confiança e segurança no meu trabalho", conta.

E retornar ao programa após três anos e na posição de convidado mexeu com as emoções do ex-participante. "Confesso que me deu frio na barriga. Ter uma nova visão do estúdio foi muito importante para ressignificar a minha participação. Fiquei muito feliz e honrado", declara. "A cozinha do MasterChef tem uma energia mágica de adrenalina e competitividade", completa.

Hugo e Jacquin na repescagem do MasterChef 2021 (Foto: Carlos Reinis/Band)


Hoje, do outro lado, ele sabe dizer quais são os ingredientes fundamentais para ter sucesso na competição culinária. "Cozinhar com amor e sem medo. É preciso ter coragem, se divertir e aproveitar cada momento. É importante aproveitar essa jornada doida que é o MasterChef", brinca.

Encontro com Irina Cordeiro

Hugo chegou muito perto de conquistar o título de melhor cozinheiro amador do Brasil em 2018, mas o troféu ficou pequeno perto de outro "presente" que ganhou do programa no mesmo ano: o amor de sua vida. Ele namora com a chef de cozinha e comunicadora Irina Cordeiro, que alcançou o terceiro lugar na segunda temporada do MasterChef Profissionais.

"Sou extremamente grato ao programa. Virou minha vida de cabeça para baixo no bom sentido. Não ganhei o MasterChef, mas ganhei muito mais: o amor da minha vida. Temos os mesmos valores, as mesmas vontades... A gente se une como parceiros de vida. Foi um encontro muito especial para mim", afirma.

Cozinha com afeto

O ex-participante do programa defende nas redes sociais a culinária em que acredita e pratica diariamente. Ele conta com mais de 345 mil seguidores e, para eles, fala sobre comida simples, afetiva e que valoriza o ingrediente. 

"Ensino receitas fáceis. Valorizo o que é caseiro, feito com as próprias mãos e com intenção. A gente se distanciou muito das receitas de família e quero fazer esse resgate. Quero que as pessoas percam o medo de cozinhar e valorizem os ingredientes naturais e orgânicos, que fazem toda a diferença para a nossa saúde e para o ecossistema", finaliza.