Masterchef

Moisés quer dar uma vida melhor à mãe com o MasterChef: "Não é só por mim"

Participante do MasterChef Profissionais, Moisés conta que saiu de casa ainda adolescente e não vê a mãe há 15 anos; confira a entrevista exclusiva

Aline Naomi

Moisés quer dar uma vida melhor à mãe com o MasterChef: "Não é só por mim"
Renato Pizzutto/Band

Cozinhar começou como uma necessidade para Moisés, participante da 5ª temporada do MasterChef Profissionais. "Minha mãe tinha que sair e a gente tinha que se virar em casa", conta o cozinheiro em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Minha mãe não tinha tempo. Ou ela estava fazendo faxina ou lavando roupa, e ela nos criou assim." 

Nascido em Caiçara do Norte, no interior do Rio Grande do Norte, Moisés cresceu com os irmãos e teve o pai ausente. Ainda criança, sua família foi despejada da casa onde morava e passou a viver em um mercado abandonado onde outras famílias moravam. Aos 12 anos de idade, ele arranjou um emprego e, aos 17, pegou suas economias e se mudou para Natal. 

Na capital, Moisés investiu o dinheiro que tinha em um curso de gastronomia e, mais tarde, passou a trabalhar em hotéis e restaurantes. "[O curso] foi onde pude ter acesso a outras pessoas sendo um menino novo do interior, muito fechado, muito tímido", relembra o cozinheiro emocionado. "Aquilo, para mim, estava sendo um mundo novo." 

O trabalho se transformou em amor

Moisés, depois, foi trabalhar em Pipa — primeiro em um restaurante, o Ú Bistro, e depois vendendo seus próprios pratos nas ruas da cidade. Em paralelo, seguiu fazendo cursos para se especializar ainda mais na área. Em 2020, foi morar em Jericoacoara, no Ceará, onde começou a trabalhar como chef consultor, cargo que possui até hoje.  

Moisés se mostra muito apaixonado e grato pela gastronomia. "O que era uma necessidade virou uma paixão", diz na entrevista orgulhoso. "Eu vim de uma família muito humilde, de uma cidade que não oferece muitas oportunidades, e tinha tudo para dar errado. Muita gente desacreditava da minha capacidade, achavam que eu simplesmente ia ser mais um." 

MasterChef Profissionais é oportunidade de mudança

Com o MasterChef, o cozinheiro diz que pretende dar uma vida melhor para sua família, principalmente para sua mãe, que ainda mora em Caiçara do Norte e passa por problemas de saúde. "Eu prometi para a minha família voltar e conseguir dar uma condição melhor para a minha mãe", declara Moisés.  

Ele também conta que, desde que deixou sua casa, não voltou para a cidade natal. "Quando saí eu disse que um dia eu ia voltar, e esse dia ainda não chegou", afirma. Ainda assim, Moisés se mostra determinado a dar tudo de si neste MasterChef Profissionais: "Não é só por mim, é uma recompensa para essas pessoas também." Boa sorte, Moisés! 

O MasterChef Profissionais 2023 estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea em Band.com.br e Bandplay. Conheça todos os participantes da temporada aqui.