Masterchef

Restaurante de Rodrigo Oliveira, Mocotó é um dos 150 mais lendários do mundo

Chefiado por Rodrigo Oliveira, jurado do MasterChef Brasil, o Mocotó entrou no ranking da TasteAtlas e teve como destaque seu caldo de mocotó

Da redação

Restaurante de Rodrigo Oliveira, Mocotó é um dos 150 mais lendários do mundo
Melissa Haidar/Band

O Mocotó, restaurante chefiado por Rodrigo Oliveira, jurado da 10ª temporada do MasterChef Brasil, foi escolhido como um dos 150 restaurantes mais legendários do mundo da enciclopédia gastronômica TasteAtlas. A publicação ainda selecionou o prato mais icônico do estabelecimento: o caldo de mocotó, que dá nome à casa.  

O restaurante ficou em 111º lugar e é o único brasileiro da lista. A TasteAtlas destaca que o Mocotó é conhecido por transformar ingredientes simples e locais em "delícias gastronômicas", conceito frequentemente reforçado por Rodrigo Oliveira inclusive na cozinha do MasterChef.  

"A atração principal é seu prato de assinatura, mocotó, um farto ensopado de pé de vaca que encapsula os sabores rústicos e cheios de alma da região", analisa a enciclopédia. "A experiência gastronômica única, ao lado do compromisso do restaurante de buscar ingredientes locais, tornou o Mocotó querido tanto pelos locais quanto pelos visitantes internacionais." 

Fundado em 1973 por José de Almeida, pai de Rodrigo, o Mocotó era originalmente uma casa do norte. O chef jurado do MasterChef foi o responsável por transformar o estabelecimento em um expoente da cozinha sertaneja. Além da casa na Vila Medeiros, zona norte da capital paulista, o Mocotó possui unidades na Vila Leopoldina, no Shopping D e no Mercado de Pinheiros.  

“É um restaurante sertanejo porque são sertanejos retirantes que fundaram esse lugar. Ele está na Vila Medeiros porque foi aqui que a nossa história começou”, disse o chef em entrevista ao Band.com.br. Ficou com vontade de provar um pouco dessa história? Confira quanto custa comer no Mocotó clicando aqui.