Masterchef

Rodrigo Oliveira: Quem é o chef que estreia no MasterChef no lugar de Fogaça

Premiado chef comanda restaurante de culinária regional nordestina que caiu no gosto do público. Conheça a trajetória do novo jurado do programa da Band!

Da Redação

Rodrigo Oliveira: Quem é o chef que estreia no MasterChef no lugar de Fogaça
Reprodução/Instagram

Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, em São Paulo, entra para o time de jurados do MasterChef Brasil. O renomado chef assume o lugar deixado por Henrique Fogaça, que deixa temporariamente o programa da Band após nove anos por questões pessoais.  

“Receber o convite para o MasterChef foi ao mesmo tempo uma surpresa e uma alegria. Sou parceiro e espectador do programa há muito tempo e sempre fui super bem recebido, mas nunca pensei em ocupar a posição de jurado”, declarou.  

Aos 42 anos, Oliveira comanda o famoso Mocotó, um restaurante de  cozinha sertaneja que carrega a história da família. O estabelecimento foi aberto em 1973 pelo pai, Zé Almeida, que passou o legado ao filho. A história foi contada no livro "Mocotó - O Pai, o Filho e o Restaurante", da editora Melhoramentos.  

Segundo o chef, em entrevista à Folha de S.Paulo, a obra surgiu como uma ideia de registrar a história do restaurante "que superou os sonhos mais desvairados ao transformar a visão da comida sertaneja, estigmatizada como grosseira, pesada e pobre". 

"Meu pai é a tradição, o freio e a segurança. Eu sou o ímpeto, a criatividade e a ousadia. Para convencê-lo de cada coisa, era preciso estar muito certo. Por isso, erramos menos. Com ele sozinho, talvez o Mocotó tivesse acabado. Só comigo, não teria nem começado”, disse ao jornal.  


 

Trajetória de sucesso 

 
Com receitas simples e criativas, Rodrigo Oliveira chamou a atenção da imprensa nacional e internacional aparecendo em veículos como Food & Wine, Restaurant, Le Figaro, Financial Times, El País, entre outros. E também ganhando prêmios de veículos e estrelas como Michelin, Prazeres da Mesa, Folha de S.Paulo e Veja São Paulo.  

 
Participou da lista do Latin America's 50 Best, da revista britânica Restaurant, por muitos anos, e ocupou o 23° lugar no ranking em 2021. Em 2022, participou do programa Iron Chef Brasil, da Netflix, como um dos iron chefs da edição ao lado de Thiago Castanho, Bel Coelho, Carole Crema, Giovanna Grossi, entre outros. 

O chef Anthony Bourdain disse em seu programa: “This is the hottest in town!”. Rodrigo tornou-se um dos ícones da nova cozinha brasileira. Ele já participou de diversos eventos gastronômicos no país e de eventos internacionais como Mesa Tendências, Identitá Golose e Gastronomika. O restaurante, sempre cheio, recebe pessoas de todos os tipos, classes e idades. Chefs renomados, jornalistas gastronômicos, diversas personalidades e também o público da Vila Medeiros, bairro da zona norte de São Paulo onde o restaurante foi fundado e permanece até hoje. 

 
Abriu o Mocotó Café - Mercado de Pinheiros e o Mocotó no D, restaurante dentro do Shopping D. Lançou um livro chamado “Mocotó - o pai, o filho e o restaurante”. E, em 2017, inaugurou o Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista. O restaurante, como o nome diz, é um cesto que mistura as diferentes culturas culinárias do país. 

 
Entre os principais prêmios internacionais estão 50 Best Latin America #23 The Restaurant Magazine (2021); Melhor Restaurante do mundo na categoria Sem Reservas - World Restaurant Awards (2019); America’s 100 Places that Worth a Pilgrimage, Food & Wine Magazine; 101 World Best Restaurants, Newsweek Magazine. Entre as premiações nacionais, destaque para Melhor Cozinha Brasileira, Revista Prazeres da Mesa (2022); Top 10 Restaurantes de Cozinha Brasileira, Revista Gosto; Man of the Year, GQ Magazine; Chef do Ano, Revista Prazeres da Mesa; Melhor Restaurante Bom e Barato, Revista Veja São Paulo; Melhor Cozinha Brasileira, Jornal Folha de São Paulo; Melhor Restaurante Bom e Barato, Jornal Folha de São Paulo; Melhor Cozinha Brasileira, Revista Go Where Gastronomia; Melhor Cozinha Brasileira, Revista Época São Paulo e 100 Brasileiros mais influentes, único cozinheiro na lista da Revista Época. 

Familiar ao MasterChef 

Rodrigo Oliveira é um rosto conhecido dos fãs do MasterChef. Isso porque ele é o convidado com mais participações especiais no programa. Agora, o desafio será se unir ao time de jurados com Helena Rizzo e Erick Jacquin

“É um prazer estar com amigos tão queridos e talentosos apresentando um dos programas mais amados da TV brasileira. Com certeza é um dos maiores desafios de que já participei também.”, declarou.  

Diretora do MasterChef no Brasil, Marisa Mestiço enfatiza que o novo jurado possui uma ligação forte com o programa. 

“Rodrigo faz parte da família MasterChef há muitos anos. Ele é o chef convidado que mais participou do programa até hoje, marcando presença nas temporadas de amadores, profissionais, júnior e A Revanche, em 2019. Será um grande privilégio poder contar com ele em nossa próxima temporada. Rodrigo é a cara do Brasil”, afirmou Marisa.  

Compre o livro de Rodrigo Oliveira

“Mocotó - O Pai, o Filho e o Restaurante”

Preço: R$ 62,90

Escrito por Rodrigo Oliveira, o livro conta em 264 páginas a história do restaurante Mocotó. Com cozinha nordestina sertaneja clássica passada de pai para filho, o estabelecimento marca uma parceria entre Zé Almeida, o pai, e Rodrigo Oliveira, o filho, que é hoje um dos chefs brasileiros mais premiados. Com texto poético e envolvente, mesclado com belíssimas fotos do acervo do autor, o leitor conhecerá essa história de sucesso, desde seu início na década de 1970, a luta de seu Zé para crescer e se firmar num bairro simples da capital paulista, até o filho resolver abraçar o negócio da família, profissionalizar-se e assumir a casa, sempre com o olhar atento do pai, transformando o restaurante em um dos mais conceituados do Brasil.