Masterchef

Fogaça sai do MasterChef Brasil amadores; chef Rodrigo Oliveira é o novo jurado 

Após ganhar projeção internacional no programa da Band, Fogaça sai da edição com participantes amadores. Rodrigo Oliveira, do Mocotó, entra no lugar.

Da redação

Henrique Fogaça deixa o MasterChef Brasil, da Band, após 9 anos
Henrique Fogaça deixa o MasterChef Brasil, da Band, após 9 anos
Melissa Haidar/Band

Henrique Fogaça deixou temporariamente o MasterChef Brasil após nove temporadas da edição com participantes amadores para tratar de assuntos pessoais. Rodrigo Oliveira entra no lugar do chef, que alcançou projeção internacional com o programa da Band.  

“O MasterChef é uma grande família e sou muito grato por fazer parte disso. Estou fazendo uma pausa em comum acordo com a emissora, pela qual tenho profundo respeito e liberdade para ser quem eu sou, mas logo, logo estarei de volta nas temporadas do MasterChef Profissionais e MasterChef+. Aos fãs que me acompanham, obrigado pelo carinho sempre e saibam que nos veremos em breve. Seja muito bem-vindo, chef Rodrigo Oliveira, a essa grande família’’, afirmou Fogaça. 

Ele retornará para as outras duas edições deste ano: MasterChef Profissionais e MasterChef+. Ele participou de todas as variações do formato: Além da edição com amadores, que estreia a 10ª temporada em maio, ele fez MasterChef Profissionais, MasterChef Júnior, MasterChef - A Revanche e MasterChef +. 

O jurado de Piracicaba, interior de São Paulo, chegou ao programa logo na estreia, em 2014, e rapidamente conquistou o público pelo estilo autêntico, meio bad boy, e por não passar a mão na cabeça dos participantes na avaliação dos pratos.  

Fogaça e Rodrigo Oliveira, o novo jurado, com Helena Rizzo, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin. Foto: Luiz Ipolito/Band

Além do MasterChef, Fogaça tem outras atividades. Ele gerencia as redes de restaurantes Cão Veio e Sal Gastronomia, além de ser sócio de outros estabelecimentos. O chef ainda concilia a carreira como empresário com a de vocalista da banda de hardcore Oitão.  

No ano passado, ao completar 48 anos, Fogaça falou sobre os sonhos e o que tem como prioridade em sua vida. Para ele, o principal desafio é a paternidade.  

“Acredito que uma das partes mais desafiadoras é deixá-los cometer os próprios erros, mas faz parte da evolução dos seres humanos, e portanto dos meus filhos, contrariar os pais e quebrar a cara, pois é assim que se amadurece”, avaliou.  Fogaça é pai de três filhos, Olívia, João e Maria Letícia.   

Ex-participantes do programa da Band deixaram mensagens e emojis de torcida para o chef. Vencedor do MasterChef+ ao lado de Astro, Pietro declarou: “Meu caro Fogaça, já tinha uma admiração por você e quando te conheci pessoalmente no Master Chef+. Aprendi a ter muito mais respeito por você como pessoa e profissional. Desejo muito Sucesso, fique com Deus”. Claudinha, do MasterChef Profissionais 2022, disse: “Boa pausa, querido Henrique Fogaça, logo logo o senhor estará de volta com suas ‘broncas’ e carinhos! Deus te abençoe”. 

Campeão do MasterChef+ chora com presente de Fogaça: 
 
 

Rodrigo Oliveira: “Surpresa e alegria” 


 

Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, é quem assume, ao lado de Helena Rizzo e Erick Jacquin, o desafio de entrar no time de jurados da maior competição culinária do planeta. Para ele, o convite foi recebido com um misto de sentimentos. 

“Receber o convite para o MasterChef foi ao mesmo tempo uma surpresa e uma alegria. Sou parceiro e espectador do programa há muito tempo e sempre fui super bem recebido, mas nunca pensei em ocupar a posição de jurado”, declarou. “Enfim, é um prazer estar com amigos tão queridos e talentosos apresentando um dos programas mais amados da TV brasileira”, completou. 

Com certeza é um dos maiores desafios de que já participei, mas também sinto que, de alguma forma, darei voz pra toda pessoa de origem nordestina e periférica como eu.


Diretora do MasterChef no Brasil, Marisa Mestiço enfatiza que o novo jurado possui uma ligação forte com o programa. 

“Rodrigo faz parte da família MasterChef há muitos anos. Ele é o chef convidado que mais participou do programa até hoje, marcando presença nas temporadas de amadores, profissionais, júnior e A Revanche, em 2019. Será um grande privilégio poder contar com ele em nossa próxima temporada. Rodrigo é a cara do Brasil”, afirmou Marisa.  

Rodrigo Oliveira está à frente do Mocotó, um restaurante de cozinha sertaneja que carrega a história de sua família. O paulistano de 42 anos tornou-se um premiado chef do lugar que um dia foi uma casa do norte.