Masterchef

Fogaça sai do MasterChef Brasil amadores; chef Rodrigo Oliveira é o novo jurado

Após ganhar projeção internacional no programa da Band, Fogaça sai da edição com participantes amadores. Rodrigo Oliveira, do Mocotó, entra no lugar.

Da redação

Fogaça sai do MasterChef Brasil amadores; chef Rodrigo Oliveira é o novo jurado
Melissa Haidar/Band

Henrique Fogaça deixou temporariamente o MasterChef Brasil após nove temporadas da edição com participantes amadores para tratar de assuntos pessoais. Rodrigo Oliveira entra no lugar do chef, que alcançou projeção internacional com o programa da Band.  

“O MasterChef é uma grande família e sou muito grato por fazer parte disso. Estou fazendo uma pausa em comum acordo com a emissora, pela qual tenho profundo respeito e liberdade para ser quem eu sou, mas logo, logo estarei de volta nas temporadas do MasterChef Profissionais e MasterChef+. Aos fãs que me acompanham, obrigado pelo carinho sempre e saibam que nos veremos em breve. Seja muito bem-vindo, chef Rodrigo Oliveira, a essa grande família’’, afirmou Fogaça. 

Ele retornará para as outras duas edições deste ano: MasterChef Profissionais e MasterChef+. Ele participou de todas as variações do formato: Além da edição com amadores, que estreia a 10ª temporada em maio, ele fez MasterChef Profissionais, MasterChef Júnior, MasterChef - A Revanche e MasterChef +. 

O jurado de Piracicaba, interior de São Paulo, chegou ao programa logo na estreia, em 2014, e rapidamente conquistou o público pelo estilo autêntico, meio bad boy, e por não passar a mão na cabeça dos participantes na avaliação dos pratos.  

Fogaça e Rodrigo Oliveira, o novo jurado, com Helena Rizzo, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin. Foto: Luiz Ipolito/Band

Além do MasterChef, Fogaça tem outras atividades. Ele gerencia as redes de restaurantes Cão Veio e Sal Gastronomia, além de ser sócio de outros estabelecimentos. O chef ainda concilia a carreira como empresário com a de vocalista da banda de hardcore Oitão.  

No ano passado, ao completar 48 anos, Fogaça falou sobre os sonhos e o que tem como prioridade em sua vida. Para ele, o principal desafio é a paternidade.  

“Acredito que uma das partes mais desafiadoras é deixá-los cometer os próprios erros, mas faz parte da evolução dos seres humanos, e portanto dos meus filhos, contrariar os pais e quebrar a cara, pois é assim que se amadurece”, avaliou.  Fogaça é pai de três filhos, Olívia, João e Maria Letícia.   

Ex-participantes do programa da Band deixaram mensagens e emojis de torcida para o chef. Vencedor do MasterChef+ ao lado de Astro, Pietro declarou: “Meu caro Fogaça, já tinha uma admiração por você e quando te conheci pessoalmente no Master Chef+. Aprendi a ter muito mais respeito por você como pessoa e profissional. Desejo muito Sucesso, fique com Deus”. Claudinha, do MasterChef Profissionais 2022, disse: “Boa pausa, querido Henrique Fogaça, logo logo o senhor estará de volta com suas ‘broncas’ e carinhos! Deus te abençoe”. 

Campeão do MasterChef+ chora com presente de Fogaça: 
 
 

Rodrigo Oliveira: “Surpresa e alegria” 


 

Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, é quem assume, ao lado de Helena Rizzo e Erick Jacquin, o desafio de entrar no time de jurados da maior competição culinária do planeta. Para ele, o convite foi recebido com um misto de sentimentos. 

“Receber o convite para o MasterChef foi ao mesmo tempo uma surpresa e uma alegria. Sou parceiro e espectador do programa há muito tempo e sempre fui super bem recebido, mas nunca pensei em ocupar a posição de jurado”, declarou. “Enfim, é um prazer estar com amigos tão queridos e talentosos apresentando um dos programas mais amados da TV brasileira”, completou. 

Com certeza é um dos maiores desafios de que já participei, mas também sinto que, de alguma forma, darei voz pra toda pessoa de origem nordestina e periférica como eu.


Diretora do MasterChef no Brasil, Marisa Mestiço enfatiza que o novo jurado possui uma ligação forte com o programa. 

“Rodrigo faz parte da família MasterChef há muitos anos. Ele é o chef convidado que mais participou do programa até hoje, marcando presença nas temporadas de amadores, profissionais, júnior e A Revanche, em 2019. Será um grande privilégio poder contar com ele em nossa próxima temporada. Rodrigo é a cara do Brasil”, afirmou Marisa.  

Rodrigo Oliveira está à frente do Mocotó, um restaurante de cozinha sertaneja que carrega a história de sua família. O paulistano de 42 anos tornou-se um premiado chef do lugar que um dia foi uma casa do norte.