Melhor da Noite

Brasileira viajou 42 vezes para ajudar vítimas na Ucrânia: "Precisam de amor"

Silvana Lopes decidiu fundar o movimento "Let's Help Ukraine" para ajudar os mais vulneráveis na área de conflito na Ucrânia

Da Redação

O conflito entre Rússia e Ucrânia completa 2 anos neste sábado (24). O Melhor da Noite desta sexta-feira (23) exibiu uma reportagem especial sobre os principais acontecimentos do conflito e contou a história de Silvana Lopes, brasileira que viajou 42 vezes para a zona de conflito para ajudar vítimas da guerra e fundou o movimento “Let's Help Ukraine”. 

A ativista é natural de Minas Gerais e vive há 20 anos na Suíça. Em entrevista, ela contou que começou o trabalho humanitário depois de superar um câncer. “Eu estava em um momento muito difícil, tinha acabado de sair de um tratamento de câncer, e decidi ir uma vez para ajudar pensando que eu iria me sentir melhor, mas é um sofrimento”, disse. “Só nós sabemos a dor e o sofrimento de cada um que está lá”, completou.

Ela destacou a dor que é acompanhar o sofrimento das pessoas, especialmente os mais pobres, que sofrem mais.

O começo foi o dia mais difícil da minha vida porque eu vi os ricos saindo e os pobres ficando, era ajuda por todo o lado, mas hoje não tem mais isso.

Silvana chamou a atenção para a necessidade de ajudar os mais vulneráveis em situação de conflito no mundo. “Do primeiro dia até hoje, a guerra se estendeu e eu só vejo dor, destruição e falta de amor. A Ucrânia está sozinha há 2 anos e hoje, o meu ponto de vista é que o povo ucraniano não vai conseguir ganhar essa batalha sem apoio”, disse. “Eles precisam de nós, eles precisam de amor”, completou.

A brasileira afirmou que conta com ajuda de brasileiros na Suíça para continuar ajudando os necessitados e destacou que ver o resultado de seus esforços é o que a mantém ativa. “Por isso que eu nunca desisti e vou continuar ajudando, eu estou com o povo ucraniano, estou com o povo brasileiro que está à frente da guerra até o final do conflito”, disse. “Eu acho que não tem nada mais lindo nesse mundo do que você poder alimentar alguém, ainda mais quando se fala de um país em guerra”, afirmou.

A minha prioridade é alimentar as pessoas, levar remédio, roupa, calçado. Ajudar as crianças e pessoas idosas sempre foi o nosso foco.

Além da história de Silvana Lopes, o especial de 2 anos de guerra na Ucrânia, feito pelo Melhor da Noite, relembrou os principais acontecimentos do conflito. Veja: