Melhor da Noite

Existe vida fora da Terra? Telescópio identifica detalhes de planetas distantes

O jornalista Salvador Nogueira, especialista na cobertura científica, explicou as possibilidades no Melhor da Noite

Da Redação

Topo

Um dos principais questionamentos da raça humana é a possibilidade da existência de vida fora do planeta Terra. No Melhor da Noite desta quinta-feira (30), o jornalista Salvador Nogueira - que é especialista na divulgação científica - falou sobre os caminhos que os cientistas estão percorrendo para responder esta questão e afirmou que o trabalho do telescópio James Webb está afunilando a busca por vida extraterrestre.

Segundo Salvador, ainda não existe uma resposta sobre a existência ou não da vida fora da Terra. Ele contou que esta é uma pesquisa em desenvolvimento e a humanidade passou a estudar os planetas fora do sistema solar com mais intensidade apenas no final dos anos 90. “Essa é uma área relativamente recente, até 1995 a gente não conhecia nenhum planeta fora do sistema solar, mas agora já conhecemos mais de 5 mil e estamos entrando em uma fase muito especial, principalmente com o lançamento do telescópio espacial James Webb, porque agora a gente pode identificar a composição da atmosfera desses planetas”, disse.

Ele explicou que o equipamento é tão preciso que já conseguiu identificar outros países com características e condições parecidas com a Terra, mas ainda não comprovou a vida fora do sistema solar. “A gente está desenvolvendo estatísticas de planetas fora do sistema solar que tem características próximas da Terra, ou seja tamanho parecida, órbita parecida, nível de radiação parecido, mas a gente não sabe exatamente a composição deles”, disse.

O James Webb está fazendo pesquisas desse sentido, para detectar compostos em outros planetas e isso é muito importante porque se você olha para a terra, o oxigênio que está nela, gritaria para qualquer astrônomo alienígena que tivesse por aqui que tem vida nesse planeta.

A apresentadora do programa, Glenda Kozlowski embarcou na conversa e afirmou acreditar que é impossível não ter vida fora da Terra, considerando o número de planetas no universo. “Gente, não é possível que só o planeta Terra tenha gente como nós. Eu não consigo acreditar... Eu acredito em ET”, disse.

“Eu realmente não consigo alcançar esse negócio. Não tem uma coisa assim, por exemplo, essa questão do oxigênio e da vida que depende do oxigênio não é muito o nosso olhar, a nossa vida, a nossa experiência? Será que em outro planeta, tão distante daqui, o oxigênio seja tão necessário? Isso é a nossa visão, aqui no nosso planeta o oxigênio é fundamental, mas será que em outro lugar não é outro gás qualquer?”, refletiu a apresentadora.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo