A justiça espanhola condenou três dos homens envolvidos nos casos de racismo contra o craque Vinícius Júnior, do Real Madrid. Nesta segunda-feira (10), no Melhor da Noite, Glenda Kozlowski e Zeca Camargo celebraram a condenação como um fato “histórico para a dignidade humana”.
“Como alguém que vem acompanhando tudo isso de perto, que é do esporte, acompanhou o sofrimento do Vinícius Júnior, é com muita alegria nesse momento poder dizer que saiu essa primeira condenação por um caso de racismo no futebol da Espanha. Esse ataque ao Vinícius Júnior aconteceu em março do ano passado não foi o primeiro, nem foi o último, mas a decisão da justiça espanhola é um aviso em caixa alta para que ataques racistas não aconteçam mais em nenhum estádio de futebol”, comemorou Glenda.
É uma vitória do Vinícius Jr, sim, que apesar de tantos ataques, de tanta humilhação, não desistiu da bola. As respostas dele sempre vieram com gols, com sorrisos e muitos títulos.
Zeca Camargo concordou com a parceira de apresentação do Melhor da Noite e destacou a importância da condenação para o mundo. “O racismo é uma coisa que tem que ser combatida e punida. Hoje é um dia histórico para o esporte no mundo, para o esporte e para a dignidade humana”, disse.
“Além das punições, também é importante destacar a resposta do Vini Jr, divulgada logo depois da condenação. Ele mostrou o quanto é importante ter alguém como ele, com a visibilidade que ele tem, apoiando essa luta contra o racismo”, completou.
Depois das condenação, Vini Jr se pronunciou nas redes sociais. Leia declaração na íntegra:
Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’.
Mas como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penas da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos.
Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…
Glenda Kozlowski terminou a celebração destacando a necessidade de punir todos os crimes, dentro e fora do universo do futebol. “É sempre importante que qualquer crime, qualquer ataque, tenha punição. É isso o que a gente comemora hoje”, disse.