Melhor da Tarde

Câncer de pele: saiba identificar os principais sintomas da doença

Da Redação, com Melhor da Tarde

 

Esta semana fomos surpreendidos com o post da apresentadora Marília Gabriela, de 72 anos, em que revelou a descoberta de um câncer de pele. Por isso, a médica Isabel Martinez participou do Melhor da Tarde nesta quinta-feira, 11, para tirar outras dúvidas durante a atração.

“As pessoas que são mais carecas precisam usar protetor solar no couro cabeludo. Existem alguns protetores que você pode utilizar que são a base de água, por exemplo, e não deixam a aquela coisa melada. É muito importante”, aconselhou.

“Como você vai observar se tem algum problema? Você tem uma pele mais branquinha – que é mais comum na pele branca – e começou uma mancha vermelha, uma lesão que descasca, vai e volta. Esse efeito vai e volta e a lesão não cicatriza, você tem que procurar um médico para conversar”, continuou a especialista.

“Uma bolinha na região do rosto, ou qualquer outra parte do corpo, estranha, que tem um pouco de vasinhos nela e está incomodando. Vai no médico para ele poder examinar. Prevenção é sempre a melhor coisa”, completou.

Segundo a médica, a parte genética pode influenciar no câncer de pele, mas é preciso ter um gatilho. “Às vezes eu pergunto, você tomou sol na infância? ‘Ah, não’. Mas você brincava na rua sem protetor solar? ‘Eu fazia muito isso’. Então, às vezes a forma que a gente pode estar entendendo a pergunta, não é a mesma da pessoa", disse. 

Izabel disse ainda que é importante que pessoas que passam o dia perto de lâmpadas de LED, televisão ou computadores usem protetor solar. “Precisa procurar um protetor para luz visível e reaplicar a cada duas horas”, explicou a especialista. 

Vale lembrar que o câncer de pele responde, aproximadamente, por 33% dos diagnósticos da doença em todo o Brasil. O Instituto Nacional do Câncer registra a cada ano 185 mil novos casos, aproximadamente.

O tipo mais comum, o câncer de pele não-melanoma, tem letalidade baixa. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõe, formando camadas, e de acordo com as que foram afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Os carcinomas basocelulares e os espinocelulares são responsáveis por 177 mil novos casos por ano. O câncer de pele acontece nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelha. Os principais sintomas são manchas que coçam, descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de forma, tamanho ou cor.