A pneumonia, Infecção que inflama os sacos de ar em um ou dos dois pulmões de uma pessoa, o que podem deixá-los cheios de líquido, é bastante perigosa e pode até mesmo levar à morte. Sobretudo no inverno, é importante ter cuidado redobrado. Por isso, o pneumologista Diego Henrique Ramos participou do Melhor da Tarde desta terça-feira (18) para tirar algumas dúvidas do público sobre a questão. Ele revelou, por exemplo, que é um mito a ideia de que tomar sorvete ajuda a aumentar o risco de doenças respiratórias.
“Isso é um mito. O que é mais ligado à questão de temperatura é a oscilação térmica, não a presença do sorvete. Pensa naquele dia que está com 35 ºC Aí você entra no carro e ligar o ar condicionado em 17 ºC. Aí você fazer uma oscilação térmica”, destacou o especialista.
Ele reforçou ainda que o ar condicionado pode ser um vilão para quem tem problemas como asma e bronquite.
“O ar condicionado é um problema. Tanto que um dos exames de investigação é justamente correr na esteira com ar condicionado gelado, para você irritar o pulmão e saber se o problema se manifesta ou não”, frisou.
SAIBA SINTOMAS DE UMA PNEUMONIA
Henrique Ramos também disse que outro mito sobre a pneumonia é de que ela seria uma condição necessariamente contagiosa.
A pneumonia pode sim ser contagiosa, como uma pneumonia por influenza. Mas as pneumonias bacterianas, geralmente não são transmitidas de uma pessoa para outra. Existem algumas bactérias que transmitem, mas em condição específica. Por exemplo em pessoas que moram em aglomerações: colégio interno, presídio.
O especialista ainda destacou que fatores de risco que podem levar a uma pneumonia são ter alguma doença pulmonar crônica, doença cardíaca, diabetes, câncer, uso de de corticoides ou imunossupressores ou tabagismo.