Entretenimento

O que fazer com o cachorro do vizinho que não para de latir? Manu Karsten responde

Veterinária e colunista da rádio BandNews FM responde pergunta de ouvinte, que sofre com o cachorro da vizinha latindo o dia inteiro quando os donos não estão em casa; leia abaixo:

Manu Karsten, com rádio BandNews FM

O que fazer com o cachorro do vizinho que não para de latir? Manu Karsten responde Pixabay
O que fazer com o cachorro do vizinho que não para de latir? Manu Karsten responde
Pixabay

A Ângela, de Osasco (SP), nossa ouvinte, acabou de mandar um e-mail para a gente fazendo a seguinte pergunta: “Manu, moro num apartamento e minha vizinha do andar debaixo, quando sai, deixa a cachorra de 2 anos sozinha. Ela late nervosa e alto o tempo inteiro até alguém voltar. Hoje mesmo, está latindo a mais de 3 horas. Houve um dia em que a cachorra latiu o dia inteiro, porque a família passou o domingo fora. Quero te perguntar uma coisa: deixar a cachorra nessa condição pode ser considerado maus-tratos? Tenho dó da cachorra e raiva da dona.”

Ângela, entendo e concordo com você. Ainda bem que você entende isso e não tem raiva da pobre da cachorra, mas você tem raiva de quem a deixa lá trancada o dia inteiro. O problema é o seguinte: muitos cães – e hoje isso está acontecendo cada vez mais – sentem ansiedade de separação, ou seja, eles ficam muito nervosos quando as pessoas não estão por perto deles. Tem cães que destroem a casa inteira, tem cães que ficam uivando e tem os que ficam latindo sem parar. 

Então, isso é um assunto que você deve, com certeza, conversar com a sua vizinha. Ligar para ela e conversar numa boa, falar: ‘olha, sua cachorrinha não reage bem quando vocês saem, não fica tranquila’. Isso é uma questão que a dona dela vai ter que tratar. Vai ter que chamar um adestrador, vai ter que entender como é que ela vai fazer para acostumar a cachorra a ficar sozinha, ou, então, criar alternativas como deixar na casa de alguém quando ela vai sair, ou até mesmo numa creche.

Chama para conversa, fala calmamente e conta, porque, às vezes, a própria dona não sabe que isso está acontecendo.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Tópicos relacionados

  • Pets

Mais notícias

Carregar mais