Entretenimento

Por que meu cachorro raspa a parede? Manu Karsten responde

Lixar as unhas, tédio ou ansiedade: ato pode ter muitas causas, mas é a frequência que vai definir se é, ou não, algo para ter atenção

Manu Karsten, com BandNews FM

Por que meu cachorro raspa a parede? Manu Karsten responde Envato Elements
Por que meu cachorro raspa a parede? Manu Karsten responde
Envato Elements

O Guilherme Pereira, nosso ouvinte, escreveu me perguntando se é normal o cachorro raspar e arranhar a parede, mesmo não tendo nada lá. “Manu, acho muito estranho esse comportamento, ele também, às vezes, raspa o sofá”, disse. 

Guilherme, isso é uma das coisas mais comuns, mas o que a gente precisa entender é a frequência. Ou seja, se ele está completamente obcecado por isso ou se ele só faz de vez em quando. Isso muda tudo! 

Essa atitude pode ser muitas coisas: 1) pode ser para aliviar, lixar as unhas, quando elas estão compridas; 2) pode ser tédio, quando ele fica muito tempo sem fazer nada ou se faz tempo que não passeia... aí, ele pode ficar entediado e quando o cachorro não tem muita coisa para fazer, ele arranja coisas erradas para fazer, né? E pode ser 3) ansiedade de separação, quando ele fica muito tempo sozinho em casa.

Outra coisa que pode acontecer é quando eles vão 4) preparar o terreno para o cochilo. Aí, eles vão lá afofar, raspar... você falou que ele também faz isso no sofá, né? Então, isso é comum. 

Essa coisa de raspar a parede, também, tem muito a ver com o 5) comportamento ancestral dos lobos, que quando eles estão com calor, buscam cavar para encontrar terra mais fria.

De qualquer maneira, o que eu te falei é real: você precisa observar a frequência com que o seu animal faz isso. É a frequência que vai definir se é realmente um problema, ou não.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Mais notícias

Carregar mais