Entretenimento

Por que é tão importante parar de reclamar sobre tudo o tempo todo? Veruska Boechat comenta

Em sua coluna na BandNews FM, Veruska Boechat diz que quem reclama muito só passa a imagem de que “é incapaz de mudar”; leia abaixo:

Veruska Boechat, com BandNews FM 28/07/2021 • 14:38
Por que é tão importante parar de reclamar sobre tudo o tempo todo? Veruska Boechat comenta
Por que é tão importante parar de reclamar sobre tudo o tempo todo? Veruska Boechat comenta
Envato Elements

Toda vez que eu vejo alguém reclamando muito de uma situação em que ela se encontra, ou reclamando muito de um lugar em que ela frequenta, eu me pergunto: será que essa pessoa não é livre para deixar aquela situação ou ambiente? Por exemplo, as pessoas que trabalham em um emprego e só reclamam daquilo. A mensagem que se passa para outras pessoas – quando só se reclama, mas não muda a situação – é de que se é incapaz e que só existe aquela postura negativa diante das coisas que se deveria mudar, ao invés de apenas reclamar.

Obviamente, só é possível fazer mudanças em situações em que estamos aptos a mudar, mas viver reclamando de coisas nas quais se encontra, sem fazer nada efetivamente para sair dessa situação, só passa às pessoas a mensagem de que você não consegue cuidar da própria vida; de que você está se frustrando e que não está apto a arrumar coisa melhor. Pelo menos foi o que eu sempre pensei sobre isso.



É claro que existem ocasiões, situações em trabalhos, por exemplo, em que mesmo você tendo a opção de mudar, não é possível fazer a mudança imediatamente. Mas, então, você pode, primeiro, procurar uma forma de sair daquilo e, depois, sair efetivamente. Contudo, nesse meio tempo, enquanto você não convive com uma coisa da qual você não gosta, eu evitaria reclamar para todo mundo, porque, normalmente, a mensagem que passa é uma mensagem ruim sobre você, e não sobre o lugar onde você está ou sobre o chefe de quem você está falando

Lembre-se do ditado: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, aprendo mais sobre Pedro do que sobre Paulo”. Eu sou a Veruska Boechat, a Doce Veruska, e Fica a Dica! OUÇA MAIS COLUNAS DA VERUSKA NA RÁDIO BANDNEWS FM.

  • veruska boechat
  • reclamar