Entretenimento

Posso alimentar pássaros que aparecem na varanda? Entenda aqui

Veterinária Manu Karsten diz que sim, embora não seja necessário: “eles estão livres e sabem onde procurar por comida – principalmente nas grandes cidades”; leia abaixo:

Manu Karsten, da rádio BandNews FM

Posso alimentar pássaros que aparecem na varanda? Entenda aqui
Posso alimentar pássaros que aparecem na varanda? Entenda aqui
Envato Elements

O nosso ouvinte Nilson me escreveu contando que mora em uma cidade grande, que tem poucas opções de alimentos para pássaros e saguis que estão soltos por aí. “Manu, eu moro no 17° andar e recebo visitas diariamente de aves e saguis para degustação de frutas que coloco na varanda, mas, estou me sentindo muito culpado porque pretendo viajar, será que eles vão conseguir se alimentar?”

Nossa, muito bonitinha sua preocupação, Nilson! Mas, olha, não se preocupe, sabe por quê? Porque eles estão livres e sabem onde procurar por comida. E o que você faz é muito mais comum do que você imagina. Isso mesmo: você não está sozinho e, com certeza, essa prática muitas vezes é o fator preponderante para o fato de que algumas aves estão se tornando cada vez mais urbanas. 

Aliás, isso é resultado de um estudo de um professor ornitólogo do Departamento de Recursos Humanos Naturais e Ciências Ambientais da Universidade de Illinois, que diz que enquanto no meio rural a alimentação de muitos passarinhos é cada vez mais nociva, por causa do uso de agrotóxicos e pesticidas aplicados na agricultura e também pelas monoculturas, as cidades estão se tornando cada vez mais convidativas aos bichos. 

Porque, olha só, tem comida farta nas cidades, cortesia de humanos (como você por exemplo, Nilson) e muitas áreas verdes. Por mais que tenha muito concreto, ainda existem vários parques e praças que contam com árvores. 

Muitos passarinhos estão se mudando às cidades, porque existem pessoas como você. Portanto, Nilson, vá viajar tranquilamente! Eles sabem se virar e é até bom que eles continuem sabendo se virar, buscando alimento em vários lugares além da sua casa.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM:

Mais notícias

Carregar mais