Entretenimento

Rainha Elizabeth completa 95 anos hoje; aniversário é o primeiro sem Philip em mais de 7 décadas

Em luto pela morte do marido, a monarca deve evitar celebrações públicas

Da Redação, com BandNews TV

Nesta quarta-feira, 21 de abril, a rainha Elizabeth II completa 95 anos de idade. O aniversário da monarca é o primeiro, dos últimos 73 anos, sem seu marido, príncipe Philip, que morreu em 9 de abril. Em luto, a líder da realeza não deve comemorar o aniversário em nenhuma celebração pública. 

Em outras épocas, era comum que fossem disparados tiros de canhão em comemoração. Desde o ano passado, no entanto, pela situação da pandemia, as homenagens foram reduzidas. Nesta manhã, o perfil oficial da realeza no Instagram mencionou a data em um post.  

“A Rainha nasceu às 2h40 em 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha do Duque e da Duquesa de York, que mais tarde se tornou o Rei George VI e a Rainha Elizabeth. Este ano, Sua Majestade permanece no Castelo de Windsor, durante um período de luto real após a morte do duque de Edimburgo", informou a publicação. 

Mais tarde, em um segundo post, o perfil divulgou um comunicado da monarca. “Eu recebi, por causa do meu aniversário de 95 anos de hoje, muitas mensagens com bons votos, o que eu aprecio muito. Enquanto família em um período de grande tristeza, vem sendo confortante para todos nós ver e ouvir os tributos pagos ao meu marido daqueles dentro do Reino Unido, da Commonwealth e de todo o mundo."

“Minha família e eu gostaríamos de agradecer por todo o apoio e gentileza que nos foram demonstrados nos últimos dias. Fomos profundamente tocados e continuamos a ser lembrados de que Philip teve um impacto tão extraordinário em inúmeras pessoas ao longo de sua vida”, completou. 

Na Inglaterra duas datas celebram o aniversário de Elizabeth. A primeira é o dia em que ela realmente nasceu, em 21 de abril. Já a segunda comemoração acontece no segundo sábado de junho, no chamado ‘Aniversário oficial’. A tradição existe desde 1748 quando o então rei, Jorge II, que nasceu no inverno, queria que o aniversário de reis e rainhas fossem comemorados no verão europeu para que a população pudesse ir às ruas celebrar em um clima mais agradável. 

Mais notícias

Carregar mais