Entretenimento

Silvia Abravanel fala sobre doença rara da filha: "É uma missão e lição diária"

Silvia Abravanel foi a convidada do 10º episódio do PodVir com Glenda, comandado por Glenda Kozlowski e Virna Dias

Da redação, com PodVir com Glenda

A apresentadora Silvia Abravanel foi a convidada do 10º episódio do PodVir com Glenda. Durante a conversa com Glenda Kozlowski e Virna Dias, a entrevistada falou sobre a doença de sua primeira filha, Luana, diagnosticada com galactosemia. A condição é causada pela falta de uma enzima responsável por metabolizar a galactose, um tipo de açúcar que compõe a lactose. 

"Foi uma gravidez normal, foi um parto tranquilo. Amamentei ela e tudo. Com seis meses, ela começou a apresentar os sintomas", relembrou Silvia. "Um dia, ela estava com um ano e um mês, minha mãe se preocupou porque fizemos uma festa para a Luana de um ano e ela não esboçava reação nenhuma." 

Após ir a muitos pediatras, Silvia finalmente conheceu o médico que diagnosticou Luana. "Essa doença causa cegueira, surdez, aumento do coração e do fígado. É uma doença muito séria", descreveu. "Na época, há 25 anos, era uma doença muito rara. Hoje tem muitas mães que já me procuraram, tem associação de galactosênicos, tem grupo no Facebook." 

Havia também uma grande dificuldade de encontrar produtos sem lactose para sua filha. "Hoje tem um milhão [de produtos]", celebrou. Ela ainda se recordou do leite especial que comprava para sua filha. "Eu era estudante na época, meus pais que compravam a lata de leite, que custava 400 reais", contou a entrevistada.  

A maternidade atípica de Silvia Abravanel 

"É uma missão e uma lição diária", disse Silvia sobre ser uma mãe atípica. "Comecei a correr contra o tempo, e Deus me deu essa força. Deus me mostrou: 'Eu te dei essa criança, eu te dei essa luz, para você aprender a lidar com a vida, a ser forte'. Deus me deu, através da Luana, um outro tipo de vida." 

Silvia também disse ter se tornado uma mulher mais forte por conta disso. "Eu me tornei uma leoa, um dragão, porque era eu e a Luana. A Luana dependia 100% de mim para tudo", analisou. "Fui aprendendo a ser mãe de primeira viagem com a Luana, uma criança extremamente especial, com uma doença raríssima, tendo que conviver num mundo que não tinha nada sem lactose." 

Quer conferir o PodVir com Glenda na íntegra? Clique aqui e assista ao 10º episódio! O podcast vai ao ar toda terça-feira no site Band.com.br, nos canais do Band Entretê e do Esporte na Band no YouTube e no aplicativo Bandplay. Você também pode ouvi-lo em sua plataforma de áudio preferida.   

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais