O 7 a 1 faz aniversário de sete anos nesta quinta-feira. Desde aquela tarde trágica para o futebol brasileiro no Mineirão, todo dia 8 de julho é a mesma coisa: memes são resgatados, lances são revistos e o assunto toma conta da internet.
Os gols de Müller, Klose, Kroos (2), Khedira e Schurrle (2) - e Oscar, não se esqueça - definitivamente ficaram para a história. Mas a goleada germânica vem ofuscando outros fatos marcantes que aconteceram no oitavo dia do sétimo mês do ano em outras oportunidades.
Para começar, o dia era especial para o futebol alemão antes mesmo da goleada. Foi também num 8 de julho, mas de 1990, que a seleção derrotou a Argentina por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Roma, com gol de pênalti de Brehme, e conquistou o tricampeonato mundial.
Mas muitas outras coisas ocorreram na data - nenhuma delas relacionadas ao esporte. Confira abaixo outros sete (para combinar com o placar do 7 a 1 e com o aniversário) acontecimentos históricos de um 8 de julho:
1: A viagem de Vasco da Gama
Vasco da Gama também está na história de 8 de julho. Calma, torcedor cruzmaltino, que isso não tem nada a ver com a semifinal da Copa do Mundo de 2014 - Fred, do Fluminense, era o único jogador em campo que atuava no Brasil à época.
Aqui estamos falando do navegador e explorador português Vasco da Gama, que neste dia, mas em 1497, iniciou aquela que seria a primeira viagem marítima da história a ligar a Europa (Lisboa, Portugal) ao Oriente (Calecute, Índia).
A jornada só terminaria dez meses depois. Os fundadores do Vasco inclusive se inspiraram nas comemorações do quarto centenário da viagem para batizar o Club de Regatas Vasco da Gama com o nome do herói português em 1898.
2: Emancipação de Sergipe
Avançando alguns séculos, chegamos ao dia 8 de julho de 1820, quando os sergipanos receberam do Rei Dom João VI a Carta Régia que decretou a emancipação política em relação à Bahia - a data inclusive é feriado em Sergipe.
Desde 1590, a então capitania de Sergipe ficava sob a tutela da Bahia e abastecia Salvador e região com sua produção agropecuária, por exemplo. Os baianos inclusive foram contra a emancipação e chegaram a depor um governador local em 1821.
Segundo alguns historiadores, a emancipação também seria uma “recompensa” de Dom João pela ajuda dos sergipanos na vitória da corte portuguesa sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Com a independência do Brasil em 1822, Dom Pedro I ratificou a decisão de Sergipe ser a partir de então uma província independente do império.
3: Surge o Wall Street Journal
Em 8 de julho de 1889 foi publicada a primeira edição do Wall Street Journal. Fundado por Charles Dow, Edward Jones e Charles Bergstresser, três jovens repórteres, o jornal é considerado a “bíblia do mundo dos negócios”.
O nome do diário deriva justamente da rua Wall Street, em Nova York, o coração do mercado financeiro dos Estados Unidos. A primeira edição há exatos 131 anos teve só quatro páginas e custou 2 centavos de dólar.
Vencedor ao longo dos anos de mais de 30 prêmios Pulitzer, o “Oscar” do jornalismo, o Wall Street Journal é hoje um dos jornais de maior circulação nos Estados Unidos e tem prestígio global, sendo referência também em pautas investigativas e políticas.
4: O caso Roswell
Chegamos ao século 20. No dia 8 de julho de 1947, o jornal Roswell Daily Record estampou na manchete que destroços de um disco voador foram encontrados na pequena cidade de Roswell, no Novo México (EUA). A informação partiu de uma base aérea local, mas os próprios militares desmentiram a versão no dia seguinte, afirmando que se tratava de um balão meteorológico.
Só que esta história está longe de acabar, e o chamado Caso Roswell tornou-se um dos episódios mais famosos da ufologia. O assunto voltaria com força às manchetes três décadas depois, quando o major Jesse Marcel, que a esta altura já estava aposentado, revelou ao físico e ufólogo Stanton Friedman que encontrou sim um disco voador em Roswell e foi obrigado a abafar o caso.
As teorias da conspiração em torno do caso avançaram ao longo dos anos, com pessoas afirmando que tiveram contato com extraterrestres e foram até abduzidas e que o governo conduziu uma autópsia do corpo dos alienígenas. Até o Congresso dos Estados Unidos entrou na história e fez na década de 90 uma investigação baseada em relatórios oficiais que concluiu que o disco voador era um balão e que supostos corpos de ETs eram bonecos de teste. Muitos não se convenceram.
5: Morre Kim Il Sung
Foi também num 8 de julho, mas do ano de 1994, que morreu em Pyongyang aos 82 anos Kim Il Sung, líder supremo da Coreia do Norte desde a fundação do país, em 1948. A data é feriado até hoje no país asiático e é sempre marcada por homenagens ao chamado “presidente eterno”.
Kim era filho de camponeses, tornou-se comunista na juventude, fez parte de um grupo de guerrilheiros e foi exilado na União Soviética durante a invasão japonesa à Coreia na Segunda Guerra. Ao fim do conflito, comandou o governo provisório antes de assumir definitivamente a República Democrática Popular da Coreia do Norte com apoio soviético.
Comandante de mãos de ferro e poder praticamente absoluto, Kim Il Sung é o pai da filosofia conhecida como “Juche”, que significa autossuficiência e fez do país um dos mais isolados do mundo. O filho dele, Kim Jong Il, o sucedeu entre 1994 e 2011, quando faleceu. Desde então, o poder está com Kim Jong Un, filho do antecessor e neto do grande líder.
6: O último ônibus espacial decola
Agora chegamos ao século 21. No dia 8 de julho de 2011 foi lançado o Atlantis, o último ônibus espacial desenvolvido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O veículo transportou apenas quatro astronautas, que concluíram a missão de levar um módulo à ISS (Estação Espacial Internacional).
Os ônibus espaciais sucederam o projeto Apollo, responsável por levar o homem à lua. Foram ao todo 135 missões em cinco aeronaves diferentes (Columbia, Challenger, Discovery e Endeavour, além da Atlantis) ao longo de 30 anos. Dentre os feitos estão a própria construção da estação internacional e o envio de satélites como o Hubble, que permitiu enxergar galáxias mais distantes.
O projeto também foi marcado por duas tragédias. Em 1981, a Challenger explodiu pouco depois da decolagem e matou os sete tripulantes. Já em 2003, a Columbia se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre e também vitimou sete pessoas. Além disso, o alto custo das missões fez a Nasa encerrar esta era (uma das metas dos ônibus espaciais era justamente baratear as viagens ao espaço).
7: Guerra na Faixa de Gaza
A nossa lista termina em 2014, justamente o dia exato do 7 a 1 no Mineirão. No dia 8 de julho, teve início a Operação Margem Protetora, uma ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza e o Hamas após meses de crescente tensão e hostilidade na região, incluindo a morte de três jovens israelenses que foram sequestrados e um palestino em represália.
Israel iniciou o conflito em 8 de julho com bombardeios aéreos. O governo alegou que o objetivo de destruir armazéns de armamentos do grupo palestino, que respondeu com o disparo de foguetes - a maioria interceptado. No dia 17 do mesmo mês, Israel iniciou incursões terrestres em Gaza.
Apesar das críticas de toda a comunidade internacional, a operação se estendeu por quase sete semanas, terminando apenas em 26 de agosto. Os números divergem, mas balanços indicam que ao menos 2100 palestinos morreram, a maioria civis, além de seis civis e 66 soldados de Israel. Recentemente, neste ano, a escalada de violência voltou a aumentar.