Um fato lamentável fez Alexander Zverev paralisar a partida contra Jannik Sinner, nas oitavas de final do US Open. Durante o quarto set, antes de um saque, o alemão ouviu uma fala nazista das arquibancadas e comunicou o juiz.
"Ele disse a frase mais famosa de Hitler. Isso é inaceitável", disse Zverev. O torcedor foi identificado pelos seguranças a pedido do árbitro da partida, e a organização logo retirou o rapaz do local.
Após o jogo, Zverev, que venceu Sinner em 4h40min e avançou para as quartas de final do Aberto de Nova York, falou sobre o ocorrido.
Ele começou a cantar o ‘hino de Hitler’: ‘Alemanha, Alemanha acima de tudo'. Isso foi um exagero. Eu adoro quando os fãs falam alto e emocionam. Mas você tem que manter o respeito. Sou alemão e não temos orgulho desta parte da nossa história. Ele estava sentado em uma das primeiras filas e muita gente ouviu. Eu tinha que fazer alguma coisa - Alexander Zverev.
O jornal “Bild”, da Alemanha, explicou que a frase citada pelo torcedor fazia parte do hino alemão criado por August Heinrich Hoffmann von Fallersleben em 1841. Ou seja, bem antes do período nazista (1933-1945).
A frase ‘Alemanha, Alemanha acima de tudo’, porém, virou um lema do exército nazista e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser considerada uma expressão de “atitude nacionalista”, ligada a esse período sombrio da história alemã, pontuou o “Bild”.
Não à toa, a primeira estrofe da canção de August Heinrich Hoffmann, que trazia essa frase usada no nazismo, foi retirada oficialmente do hino nacional.
Atualmente, apenas a terceira estrofe da canção original permanece em uso no país, citando “unidade, justiça e liberdade".