Ao vivo
Posse de Augusto Melo no Corinthians

Novo presidente do Corinthians, Augusto Melo tomou posse nesta terça-feira (2), no Parque São Jorge, e falou sobre reforços, mudanças no modelo de contratações, Gabigol e a realização de uma auditoria no clube.

Com a presença de Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, convidados e parte da nova diretoria corintiana, Augusto Melo revelou ter conversas avançadas com o atacante Gabigol.

“Tem conversas adiantadas. Agora depende deles, a gente vem conversando bastante [...] a gente pediu um posicionamento até mais tardar o meio da semana que vem”, disse o presidente corintiano.

Veja os principais tópicos da posse de Augusto Melo no Corinthians:

Sonho de se tornar presidente:

“Estar aqui hoje com vocês, como novo presidente do Corinthians, não é apenas um privilégio, é uma grande responsabilidade. É, acima de tudo, a realização de um sonho. Sonho de um torcedor que, como cada um dos quase 40 milhões de corintianos, transformou esse amor incondicional, que nos une e nos diferencia, em sua razão de viver”

Situação do Corinthians:

“Infelizmente, a situação do clube é pior do que imaginamos. E não falamos somente da dívida bilionária conhecida por todos, falamos da profunda desorganização administrativa e falta de processos internos. Contratos que não colocam interesses do clube em primeiro lugar”,

Augusto Melo também revelou ter contratado uma auditoria da empresa Ernst & Young, uma das maiores empresas contábeis e especializada em auditoria no mundo, para fazer um pente fino em todos os contratos do clube.

Reforços do Corinthians para 2024:

O meia argentino Rodrigo Garro (ex-Talleres), o lateral-esquerdo euqatoriano Diego Palacios (ex-LAFC), o volante Raniele, ex-Cuiabá, tiveram suas contratações confirmadas pelo presidente que também revelou que o clube está por detalhes de anunciar o lateral equatoriano Félix Torres.

Gabigol no Corinthians:

“Tem conversas adiantadas, agora depende deles. A gente vem conversando bastante. É um atleta que nos interessa - eu sempre brinco que tem nossas características. Já fizemos a nossa parte”, afirmou Melo. “Sabemos que é difícil uma contratação dessas, é um dos melhores jogadores do país. É um ídolo por onde passou e nos interessa, sim, sempre falei isso. Nossa parte já fizemos e está caminhando bem, se Deus quiser”, acrescentou.

“Se não der certo, e a gente sabe que tem as duas possibilidades, a gente tem planos B e C. Até porque o Corinthians precisa de um centroavante”, completou.

Venda de Gabriel Moscardo:

“Nós somos contra a venda dele desde o começo. Porque ele é uma realidade, quem conhece de futebol, quem participa do dia a dia, sabe que é uma realidade. Eu até comentei isso em algumas reuniões, nunca fui a favor da venda”.

“Primeiro tem que se formar, jogar, nos dar títulos, e aí sim ser valorizado. Sou contra a venda de jogadores recém-formados, assim como foi feito em 2023. Joga 3, 4 meses e se vende por um valor inacreditável”

“Eu queria entender o seguinte. De todos os atletas que foram feitos contratos, se aumentou a multa, por que não aumentaram a do Moscardo? E mais, na renovação do contrato dele foi dada uma porcentagem, por que não aumentou a multa contratual? Só que, através do meu trabalho e do Rubens (novo diretor de futebol estatutário do Corinthians), conseguimos tirar mais 12,5% do passe do garoto. Ou seja, a família tinha 20%, vai ficar só com 7,5%, e o Corinthians com 92,5%”.

Firmino no Corinthians:

"Sobre o Firmino, isso não existe. Não sei nem de onde saiu isso. O Firmino ganha 25 milhões de euros por ano, tem contrato. Não existe, não tem nada a ver, nenhum clube brasileiro tem condições de pagar o que ele ganha hoje".

Acordo com a Caixa pela dívida da Arena:

Semanas antes da eleição do Corinthians, que aconteceu no dia 25 de novembro, a diretoria corintiana anunciou ter feito uma proposta à Caixa Econômica Federal pela quitação da dívida da Neo Química Arena, atualmente em R$ 610 milhões.

Para Augusto Melo, a ação foi eleitoreira e uma maneira de a chapa do ex-presidente Duilio Monteiro Alves tentar ganhar votos.

Como foi na eleição passada, que eu perdi por 72 votos e anunciaram naming rights, vendas e obras, também tentaram a Caixa e a gente já sabia que seria impossível. Fui chamado até de Pinóquio. Ele (Duilio) falou que mudaria o nome dele se não estivesse quitado até o dia 31 de dezembro e já passou, vocês têm que cobrar ele se vai mudar de nome”, disse Augusto Melo.

Ampliação da Arena:

“Se Deus quiser, o Corinthians já abre o Campeonato Paulista com um aumento da capacidade da Arena e, até julho, mudamos o setor de visitante para a parte superior. O Corinthians já abre a Neo Química Arena com 54 mil lugares, seis mil lugares a mais, e com ingresso popular”.

Sócio Torcedor com direito a voto:

"Como presidente e torcedor, vou tentar convencer esses 70% que votaram na gente para que possamos dar direito aos sócios torcedores de votarem. Claro, isso não depende só de mim, depende de um conselho e dos sócios”.

“Vou mostrar para o sócio do clube social que o sócio torcedor que fez essa instituição monstruosa que é o Corinthians, esse torcedor que dá credibilidade, que consome o patrocinador. Então, porque não dar direito a esse torcedor também votar? Pode ter certeza que no que depender do Augusto Melo como presidente do Corinthians, nós vamos trabalhar por isso”.