Atriz de "Chiquititas" tem chances de medalhas na Paralimpíada; entenda

Giovanna Boscolo descobriu que tem Ataxia de Friedreich, deixou de ser atriz e já conquistou medalha no Mundial de Kobe

Atriz de "Chiquititas" tem chances de medalhas na Paralimpíada; entenda
Giovanna Boscolo
Reprodução/ Giovanna Boscolo

Quando era uma pré-adolescente, Giovanna Boscolo se tornou conhecida por participar da novela "Chiquititas". Agora, mais de 10 anos depois, ela vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris. Giovanna terá chances de conseguir medalhas em duas competições, a partir desta sexta-feira (30), às 13h (de Brasília).

Quando tinha 11 anos, Giovanna interpretou a personagem Michelle Kubitschek Bragança na novela juvenil. Ao mesmo tempo que tentava a carreira artística, ela também praticava ginástica artística, entre outros esportes. E foi assim que ela recebeu um diagnóstico que mudou a vida dela.

Como a atriz virou paratleta

Aos 15 anos, Giovanna praticava esportes, mas sofria lesões com frequência e descobriu que tinha Ataxia de Friedreich. Trata-se de uma doença neurodegenerativa, que afeta principalmente o equilíbrio de Giovanna e causa tremores. Em casos mais severos pode afetar a fala e gerar sintomas mais graves.

Giovanna foi estudar biomedicina para saber mais sobre a doença. E enquanto estagiava no CPB (Comitê Paralímpico do Brasil), surgiu a ideia de tentar uma vaga no atletismo da Paralimpíada. Ela entrou na categoria F32, para pessoas que têm lesões cerebrais. E rapidamente começou a se destacar.

Chances reais de 2 pódios

Giovanna disputa duas modalidades: o arremesso de peso e o arremesso de club. Esta segunda modalidade não existe na Olimpíada - os paratletas lançam uma espécie de pino de boliche feito de madeira.

Giovanna vai estrear na Paralimpíada disputando o arremesso de club. E foi justamente nessa modalidade que ela já conquistou um resultado importante: foi medalha de bronze no Mundial de Kobe, em maio deste ano.

Ela também participou do arremesso de peso no Mundial e ficou na 5ª posição. Na Paralimpíada ela vai disputar essa modalidade no dia 4 de setembro, às 14 horas, e portanto terá chances de pódio também.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais