Esportes

Austrália desiste e Arábia Saudita é candidata única para sediar a Copa de 2034

País já conta com apoio de mais de 70 federações para sediar o Mundial de 2034; decisão será confirmada em 2024

Da Redação

Taça da Copa do Mundo da FIFA
Taça da Copa do Mundo da FIFA
Divulgação / FIFA

A FIFA anunciou, nesta terça-feira (31), que a Arábia Saudita foi a única candidata a apresentar uma proposta para sediar a Copa do Mundo de 2034. A Austrália também tinha interesse em sediar o mundial, mas voltou atrás.  

Seguindo com a rotatividade de continentes sedes da Copa do Mundo, a FIFA havia solicitado para que países da Ásia e Oceania apresentassem propostas para sediar a Copa do Mundo de 2034 até o final de outubro.

A Austrália, que havia demonstrado o interesse em sediar a Copa do Mundo de 2034, anunciou que optou por não apresentar uma proposta ao “levar em conta todos os fatores”.

“Estudamos a possibilidade de apresentar uma candidatura para organizar o Mundial da Fifa e, depois de levar em conta todos os fatores, decidimos não fazê-lo para a competição de 2034 – afirmou a Federação de Futebol da Austrália em comunicado.

No início de outubro, a AFC (Confederação Asiática de Futebol) havia comemorado a possibilidade de um país asiático sediar a Copa de 20234 e declarou apoio à candidatura da Arábia Saudita, que também vai sediar a copa da Ásia de 2027.

Com caminho livre para sediar o Mundial, a Arábia Saudita só vai ter a confirmação no último trimestre de 2024, após a realização do congresso da FIFA.

Em comunicado oficial, o presidente da Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF), Yasser Al Misehal, afirmou que a realização da Copa no país é um "convite para o mundo testemunhar o desenvolvimento da Arábia Saudita”.

“Na semana passada anunciámos as nossas ambições de acolher o Campeonato do Mundo FIFA de 2034 e esta candidatura oficial dá continuidade à nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. A Copa do Mundo FIFA de 2034 é o nosso convite ao mundo para testemunhar o desenvolvimento da Arábia Saudita, vivenciar sua cultura e tornar-se parte de sua história. Estamos extremamente empenhados em apresentar a proposta mais competitiva possível, que também ajudará a unir o mundo através do futebol”, disse Yasser Al Misehal em nota publicada pela SAFF.

Ainda segundo comunicado da Federação Saudita, mais de 70 membros associados da FIFA, de diferentes continentes, prometeram apoio à candidatura do país.

A próxima Copa do Mundo, em 2026, será realizada em três sedes, sendo Estados Unidos, México e Canadá. Já em 2030, Portugal, Espanha e Marrocos serão os anfitriões, tendo três jogos sendo disputados na América do Sul, com um na Argentina, um no Uruguai e outro no Paraguai.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais