Em decisão anunciada pelo Barcelona nesta sexta-feira (24), Xavi Hernández foi demitido do cargo de técnico da equipe. Trata-se de uma reviravolta já que um mês antes, o próprio treinador mudou seu pensamento e havia confirmado que seguiria no clube até junho de 2025 após ter decidido que não continuaria como treinador para a temporada 2024/25.
A rescisão do contrato já vinha sendo especulada na imprensa espanhola após recentes divergências entre o ex-jogador e o presidente do Barça, Joan Laporta. Com isso, o ícone do clube blaugrana como atleta treinará a equipe pela última vez neste domingo (26), contra o Sevilla, pela última rodada do Campeonato Espanhol.
De acordo com veículos da imprensa catalã, o alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha, é o favorito para assumir o cargo e deve ser anunciado nos próximos dias.
Técnico do Barcelona desde o fim de 2021, Xavi vai encerrar sua passagem em seu 142º jogo. São 84 vitórias, 24 empates e 29 derrotas com dois títulos: a Supercopa da Espanha e o Campeonato Espanhol, ambos em 2022/23.
Xavi agradece ao clube e à torcida nas redes
Depois do anúncio, Xavi publicou um longo texto em suas redes sociais se dizendo mais um torcedor do Barcelona e agradecendo à direção, torcida e funcionários culés,
“Antes de ser jogador ou treinador, sou do Barcelona e só quero o melhor para o clube na minha vida, e sempre estarei à disposição”, se declarou.
O treinador também reconheceu que a temporada não correu como o esperado sob seu comando com o vice-campeonato nacional e a queda no mata-mata da Champions.
“Nesta temporada as coisas não correram como queríamos, mas deixamos o clube e ajudamos a crescer uma nova geração de jovens futebolistas de La Masia [base do Barcelona] que inspiram todos os fãs do Barcelona”, disse em um dos trechos.