Esportes

Entenda o problema de saúde de Pelé

Aos 80 anos, ele segue internado em SP se recuperando de uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino

Redação, com Jornal da Band 07/09/2021 • 20:40 - Atualizado em 17/09/2021 • 21:16
Pelé está internado em SP desde a última semana
Pelé está internado em SP desde a última semana
Reprodução/Instagram

Pelé segue se recuperando de uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Ele está agora sob cuidados semi-intensivos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta sexta-feira (17). O astro, de 80 anos, está internado desde o último dia 31 de agosto.

Entenda qual o problema de saúde de Pelé

O colón direito é uma parte do intestino grosso, que absorve água e sal de toda matéria alimentar remanescente depois de passar pelo intestino delgado. O tumor na região é o terceiro mais comum entre os homens, só fica atrás do de próstata e de pulmão.

A lesão suspeita é tratada com uma cirurgia, que a retira do intestino, deixando margens de segurança dos dois lados e que também conta com a retirada dos gânglios, que protege para que o câncer não avance para outros órgãos.

Pelé tem um histórico recente de muitas internações e cirurgias. Nos últimos seis anos, foram sete entradas em hospitais. Uma delas, para a remoção de um dos rins, em 2019. No entanto, a ausência do órgão não influência nessa nova intervenção cirúrgica.

“Ela pode ser feita de três modos: no passado, era feita aberta, mas hoje em dia, dois procedimentos são mais realizados do que cirurgia. Um é a técnica de laparoscopia e o outro é a técnica de cirurgia robótica. Eles são mais feitos porque são minimamente invasivos, permitem, por um trauma cirúrgico menor, que aquela pessoa volte ao seu dia a dia de um modo mais rápido e tranquilo”, explica o oncologista Fernando Maluf.

Depois da bem-sucedida retirada da lesão, Pelé fica na expectativa da alta hospitalar e também do resultado do exame de patologia que é feito com o material removido e que tem por finalidade saber se o diagnóstico do tumor é benigno ou maligno, que ainda não foi divulgado pelos médicos.

  • pelé
  • uti
  • rei do futebol