Esportes

NBA: Como era o mundo em 1971, ano do primeiro título do Milwaukee Bucks

Bucks conquistaram o seu segundo título ao baterem o Phoenix Suns na temporada 20/21

Por Rodrigo Lima

Giannis Antetokounmpo repete feito de Kareem Abdul-Jabbar
Giannis Antetokounmpo repete feito de Kareem Abdul-Jabbar
NBA

O Milwaukee Bucks finalmente chegou ao seu segundo título na NBA após uma longa espera. A primeira conquista da franquia foi em 1971, quando a equipe dominou a NBA. Mas, além do título do Bucks, você sabe o que acontecia no mundo há 50 anos?

O Bucks foi impecável na temporada 70/71 e foi a melhor equipe na temporada regular em toda a liga. Nos playoffs, bateu o Los Angeles Lakers na final da conferência oeste e varreu o Baltimore Bullets nas finais da NBA.

MVP da temporada e líder do Milwaukee em quadra foi ninguém mais, ninguém menos, que Kareem Abdul-Jabbar, um dos maiores jogadores de todos os tempos, ainda com o nome Ferdinand Lewis Alcindor Jr.

O ANO DE 1971

No cinema

1971 foi um ano de muitos clássicos do cinema. Filmes como "Laranja Mecânica", "Operação França", "Perseguidor Implacável" e "Sob o Domínio do Medo", "Shaft" e "Fuga do Planeta dos Macacos", "Fantástica Fábrica de Chocolate" e "O Dragão Chines", primeiro filme protagonizado por Bruce Lee, foram lançados naquele ano.

Apesar de tantos lançamentos, a maior bilheteria foi registrada pelo relançamento do filme “E o Vento Levou”

No futebol

O Brasil ainda comemorava o tricampeonato, conquistado em 1970, e em 1971, o Atlético Mineiro faturava o seu primeiro e único título do Campeonato Brasileiro. O treinador do Galo era Telê Santana, que ainda estava iniciando a carreira de técnico.

O ano também ficou marcado como a despedida de Pelé com a camisa da Seleção Brasileira. O Rei do Futebol deixava de vestir a amarelinha aos 31 anos.

Música

Foi um ano marcado por álbuns que, hoje, são chamados de clássicos da música pelo mundo. O ex-Beatle John Lennon lançava o disco "Imagine", e o Led Zeppelin, o álbum "IV", que vendeu mais de 40 milhões de cópias.

No Brasil, Tim Maia lançava o seu segundo álbum, contendo clássicos como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)". Caetano Veloso veio com um álbum homônimo, de músicas em inglês, durante o seu exílio em Londres, e Chico Buarque fez "Construção".

A nota triste de 71 na música fica pelo falecimento de Jim Morrison, cantor e líder da banda The Doors, aos 27 anos.

Brasil

O Brasil vivia uma ditadura militar, e o presidente era o militar Emílio Garrastazu Médici. O Brasil tinha uma população de 97,48 milhões de habitantes - hoje são 213 milhões, segundo o IBGE.

O carro mais vendido e querido dos brasileiros era o Fusca, que faz sucesso entre os fãs de carros até os dias de hoje. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais