CBF anuncia substituição extra durante jogos da Série A e B

A substituição será apenas para caso de concussão, onde o médico deverá sinalizar a arbitragem

Redação

CBF anuncia substituição extra durante jogos da Série A e B
Cbf anuncia mudanças para o Brasileirão
Rafael Ribeiro / CBF

A CBF anunciou que haverá uma substituição extra durante os jogos da Série A e B. Porém, não é tão simples assim, a substituição extra será apenas para casos de concussão. Caso o médico de uma equipe reconheça os sintomas da lesão em um atleta, ele será substituído e a troca não vai ser contabilizada. 

A medida será colocada em vigor neste sábado (13), no início do Brasileirão e, na Série B, na sexta-feira (19). A cada jogo, será permitida apenas uma substituição por concussão. 

Antes da partida, a equipe de arbitragem vai entregar um cartão ao médico, que vai dar o direito a substituição por concussão (o cartão terá a cor vermelha). Depois do término do jogo, caso utilizado, o médico deverá preencher um questionário obrigatório, detalhando os sintomas identificados e o tratamento feito com o atleta, como, por exemplo, se foi submetido a uma tomografia computadorizada, se ficou em observação no hospital ou em domicílio/hotel, entre outros.

A medida será aplicada tendo em vista a regulamentação das mudanças propostas pela International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do futebol. As Eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e a Copa do Mundo Feminina 2023 incorporaram a substituição extra por concussão para suas partidas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais