Afinal, por que o Flamengo contratou o técnico Vitor Pereira?

Clube dispensou o campeão Dorival Júnior, tirou português do Corinthians e foi vítima de uma grande zebra no Mundial

Paulo Guilherme Guri

Blog do Guri

Histórias, personagens e curiosidades de Paulo Guilherme Guri, um apaixonado por Copa e que aprendeu a ver o futebol por trás do gol

Vitor Pereira, técnico do Flamengo
Vitor Pereira, técnico do Flamengo
Susana Vera/Reuters

Da série “Perguntas que não querem calar”: afinal, por que o Flamengo contratou o técnico Vitor Pereira?

O Flamengo foi campeão da Libertadores em 2022 com o técnico Dorival Júnior no comando. Não era um treinador dos mais brilhantes, mas soube trabalhar o grupo que tinha reagido mal à contratação de outro português, Paulo Sousa.

Vitor Pereira estava no Corinthians e criou toda aquela narrativa de que precisava cuidar da sogra em Portugal para sair do clube e fechar com o Flamengo. 

Dorival Júnior percebeu que estava sendo passado para trás e antecipou sua saída do Flamengo. Dorival custava ao Flamengo menos da metade do salário mensal do português.

Em princípio parecia um ótimo negócio para o treinador português, entrar em um time já classificado para o Mundial de Clubes com a chance de cravar seu nome na história do clube mais popular do Brasil como o técnico que levou o Flamengo ao bicampeonato mundial - e superar o que outro português, Jorge Jesus, não conseguiu com o mesmo Flamengo em 2020, quando o Rubro-Negro perdeu para o Liverpool.

Vale lembrar que quando era técnico do Corinthians, Vitor Pereira foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo de Dorival Júnior. 

Mas no futebol as coisas não são tão simples assim, e pouco mais de um mês de trabalho não bastou para Vitor Pereira entender como o Flamengo funciona dentro e fora de campo. Teve problemas com o elenco, perdeu jogadores importantes como o volante João Gomes, e as apostas que fez não deram certo. 

Com Vitor Pereira no comando, o Flamengo perdeu a Supercopa para o Palmeiras. Jogadores importantes como Filipe Luis e Vidal perderam lugar no time. Gérson acabou expulso no jogo desta terça-feira. E o mister VP ainda repetiu o erro que o técnico da seleção do Uruguai, Victor Alonso, que tirou Arrascaeta do time no meio do jogo contra Gana e a equipe não teve forças para fazer um gol a mais que precisava para se classificar pelo saldo de gols.

Vitor Pereira estranhamente tirou Arrascaeta no intervalo da partida e o Flamengo voltou com um zagueiro e um volante. Faltou força e criatividade para evitar a zebra diante dos árabes do Al Hilal.

O Corinthians seguiu sua vida sem Vitor Pereira e com Fernando Lázaro. O técnico Dorival Júnior saiu prestigiado como campeão da Libertadores e ganha mais moral diante do fiasco do Flamengo no Mundial. E agora? O Flamengo fica sem Mundial e com uma comissão técnica que custará este ano R$ 24 milhões para disputar o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileiro. Quem vai pagar essa conta?