A relação entre Brasil e Portugal no ano em que os dois países comemoram os 200 anos da Independência brasileira, com direito a viagem do coração de D. Pedro I da cidade do Porto até Brasília, ganha na Copa do Mundo um toque especial: três jogadores nascidos no Brasil estarão em campo no Catar defendendo a seleção portuguesa sob as ordens do capitão Cristiano Ronaldo. Pepe, Otavio e Matheus Nunes foram convocados pelo técnico Fernando Santos.
O zagueiro Pepe vai disputar a sua quarta Copa do Mundo sem perder a elegância de suas botinadas que distribuem ao chegar junto dos atacantes adversários. Pepe, alagoano de Maceió, está com 39 anos. Revelado pelo Corinthians de Alagoas, chegou a Portugal com 17 anos e fez a vida por lá. Em sua última Copa, tem a esperança de levar Portugal até uma inédita final (a seleção foi terceiro lugar em 1966 e quarto lugar em 2006). “Feliz do Homem que escreve a sua história”, comemorou Pepe.
Os outros dois vão disputar uma Copa pela primeira vez. O meio-campista Otávio Monteiro, paraibano de João Pessoa, revelado nas categorias de base pelo Santa Cruz e no profissional pelo Internacional, chegou ao Porto em setembro de 2014 e se tornou ídolo do clube. Tem 27 anos. “Muito feliz pela convocatória para o Mundial 2022. É sempre um orgulho poder representar Portugal, especialmente numa enorme competição como esta. Faremos o nosso melhor para deixar todos os portugueses orgulhosos”, disse Otávio.
E o mais polêmico, Matheus Nunes, de 24 anos, jogador do Wolverhampton, da Inglaterra. No ano passado ele foi convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira, mas recusou a oferta. Acabou aceitando defender Portugal e nesta quinta-feira (10) comemorou a convocação: "Um sonho de menino realizado ser convocado pela primeira vez para o Campeonato do Mundo. Daremos tudo por Portugal, juntos".
Além dos três, outros dois jogadores brasileiros já defenderam Portugal em Copas do Mundo, o meia Deco, em 2006, e o atacante Liedson, em 2010. Além do técnico Luiz Felipe Scolari, também em 2006.