UFC tem lutas definidas por "decisão majoritária"; entenda tipos de vitória

Existem diversas formas diferentes de vencer uma luta no UFC

Duelo UFC

Conheça os campeões do UFC, detalhes das lutas, datas dos próximos eventos, curiosidades sobre os atletas e relembre momentos históricos. O blog Duelo, do jornalista Allan Brito, esquenta a nova cobertura do UFC na Band

Justin Gaethje venceu por decisão majoritária
Justin Gaethje venceu por decisão majoritária
Divulgação

As duas lutas principais do UFC 286 foram decididas da mesma forma: Leon Edwards e Justin Gaethje venceram por decisão majoritária dos juízes. Mas o que significa isso? E como é possível vencer no UFC?

Existem cerca de 10 formas diferentes de uma luta acabar. A decisão majoritária acontece quando todos rounds são encerrados e três juízes precisam decidir o vencedor. Caso um deles marque empate, mas outros dois marquem vitória de um lutador, a vitória acontece por “decisão majoritária”.

Outra possibilidade é todos juízes terem a mesma opinião sobre o resultado, o que é chamado de "decisão unânime". Neste caso eles podem até ter a mesma opinião de que houve um empate.

Também existe a “decisão dividida”, quando um juiz aponta um vencedor, mas outros dois apontam outro. A vitória é dada a quem conquistou a maioria dos juízes, mas fica a ressalva de que houve divisão sobre o resultado.

Lutas decididas antes do fim

Todas lutas são previstas para 3 ou 5 rounds. Mas as vitórias podem ser definidas antes do fim - por finalização, nocaute, desqualificação ou lesão.

A finalização acontece quando um lutador aplica algum golpe que faça o adversário desistir ou desmaiar. A desistência é sinalizada com três toques no corpo do adversário. No caso de desmaio, o atendimento médico acontece rapidamente e evita problemas graves.

Os nocautes acontecem quando os golpes deixam um lutador inconsciente. E também existe o nocaute técnico, quando médicos ou árbitros interrompem o combate por entenderem que o lutador não tem condições de se defender ou reagir.

Golpes ilegais no UFC

A desqualificação acontece quando um lutador utiliza um golpe ilegal de propósito contra o adversário. O dedo no olho, por exemplo, é proibido. Se o juiz entender que a dedada aconteceu de forma proposital, a luta acaba com vitória para o agredido. Se for uma dedada acidental, o juiz pode fazer apenas uma advertência ou tirar ponto do agressor. E nesse caso a luta continua.

A luta também pode ser considerada sem resultado ou "no contest". Se um golpe ilegal e acidental causar uma contusão mais grave, que impeça a vítima de continuar na luta, o juiz decreta o fim da luta sem indicar um vencedor. Mas com uma ressalva: isso só acontece se a luta não tiver completado dois rounds. Caso contrário, as pontuações dadas pelos juizes até então definirão o resultado.