Luana Santos chega ao UFC com danças “do Tik Tok” e comparação com Ronda Rousey

Luana é comparada com Ronda por causa das raízes no judô e já recebeu críticas por dançar após as lutas

Duelo UFC

Conheça os campeões do UFC, detalhes das lutas, datas dos próximos eventos, curiosidades sobre os atletas e relembre momentos históricos. O blog Duelo, do jornalista Allan Brito, esquenta a nova cobertura do UFC na Band

Luana Santos começou no judô, da mesma forma que Ronda Rousey
Luana Santos começou no judô, da mesma forma que Ronda Rousey
Reprodução

O UFC Vegas 78 terá a estreia de uma brasileira que tem tudo para chamar atenção no octógono: Luana Santos possui um bom cartel profissional, com 5 vitórias e só uma derrota, e apresenta características que remetem à Ronda Rousey, uma das maiores lutadoras de MMA da história. Além disso, Luana também chama atenção fora do octógono, com muitas publicações nas redes sociais, inclusive danças “de Tik Tok”, que viram comemorações.

Judô e a comparação com Ronda

Luana começou a lutar judô quando tinha apenas 8 anos. E logo se tornou uma promessa do esporte, com títulos nacionais e internacionais na adolescência. Saiu de casa cedo, participou do Projeto Futuro e estava no auge em 2017, mas decidiu trocar o judô pelo MMA.

“No meu melhor ano de judô, eu desisti. E foi por acaso. Estava assistindo UFC na casa de uma amiga. O pai dela estava com a gente e tinha um amigo dele lá, que era amigo de um dono de academia. Aí eu falei da boca pra fora: ‘eu tenho vontade de lutar no UFC’. Eu fui na academia, fiz um treino e me apaixonei”, disse Luana em conversa exclusiva com o Band.com.br.

Apesar do conhecimento no judô, a adaptação de Luana não foi fácil. Ela precisou aprender a bater e apanhar, misturando todas artes marciais envolvidas no MMA. E apesar da mistura, a base do judô ainda é perceptível. Ronda passou por algo parecido: foi um grande judoca e depois migrou para o MMA. Luana conta que essa semelhança na história, junto com aspectos físicos, geram comparações entre as duas.

“Comentaristas já me apelidaram de ‘Ronda Brasileira’. Realmente é parecido. Tem gente que compara a gente fisicamente. Mas a nossa luta que é muito parecida, os golpes de judô e as finalizações. Então já me compararam e eu creio que, estando no UFC, também vai rolar essa comparação. É impossível não rolar, porque são poucas as meninas que chegam do judô. Então provavelmente vão comparar a gente. Eu não tenho dúvida disso e é uma honra para mim ser comparada com ela. Eu sou fã número um da Ronda e foi a minha inspiração”.

“Rainha do Tik Tok”

Luana já foi chamada de “Ronda Brasileira”, mas tem outro apelido também: “Tik Tok Queen” - ou “Rainha do Tik Tok” em português.

Ela diz que nunca pediu por esses apelidos e nem pretende utilizá-los inicialmente no UFC. Mas não se incomoda e explica por que foi chamada assim: “Eu estava uma vez, um dia antes da minha luta, com minhas amigas. Elas me desafiaram a fazer uma dancinha. Eu fui lá e fiz depois da luta. E desde então eu falei que todo final de luta vou fazer uma dancinha em comemorações”.

Segundo Luana, atletas e dirigentes do MMA não veem problema nesse tipo de comemoração. Mas alguns torcedores enxergam desrespeito, o que ele nega: “a minha dancinha não tem nada a ver com a minha adversária. É sobre mim. É uma brincadeira minha, é uma forma de comemoração minha. Nunca que eu faria isso por desrespeito à minha adversária ou qualquer coisa do tipo. Não é a imagem que eu quero passar para as pessoas. Mas tem gente que vai gostar, como tem gente que vai achar falta de respeito, vão achar que eu estou querendo aparecer. É uma forma de comemoração como tem em vários esportes”.

Chegada ao UFC

Depois de 5 vitórias entre as profissionais, Luana recebeu o contrato do UFC para estrear neste sábado (12), contra Juliana Miller, pelo peso mosca. Ela se emocionou ao saber do convite.Eu comecei a chorar, porque é uma realização de um sonho. Eu cheguei onde eu queria”.

Apesar do retrospecto no judô, Luana diz que não focará só na luta agarrada e pretende trocar golpes em pé. “Eu tenho que ser uma atleta completa, até porque eu estou no nível mais alto que eu poderia estar na minha carreira. Eu estou no UFC e não adianta eu só ter o judô, achando que vai dar certo, porque não vai. Então eu estou treinando muita trocação e nem penso em agarrar a menina. Eu vou trocar porrada com ela. Se por um acaso, tiver que acontecer de agarrar, ok, mas eu estou indo para lutar MMA com ela”, prometeu Luana.

Vídeo: UFC tem novo dono do título de lutador mais "durão"