Depois de fazer história no UFC, Ronda Rousey saiu da organização em 2017. Dedicou-se a outros projetos pessoais e profissionais. Mas agora o retorno dela é possível e pode gerar soluções importantes para o MMA feminino.
Depois que saiu do UFC, Ronda assinou com a WWE (World Wrestling Entertainment), uma empresa que faz lutas de vale tudo coreografadas. Ela participou de diversos eventos, mas não conseguiu virar um grande sucesso na organização. Nesta semana ela fez uma luta de despedida, foi “finalizada” e publicou que não havia motivo para seguir no ramo.
Enquanto estava fora do UFC, Ronda também se dedicou à televisão e ao cinema. Ao todo ela já participou de 6 filmes, como "As Panteras", e fez aparições em séries, na maioria das vezes interpretando ela mesma.
Na vida pessoal Ronda realizou o sonho de virar mãe. Em 2021, junto com o ex-lutador Travis Browne, ela teve uma filha e colocou um nome exótico: La’akea Makalapuaokalanipõ.
Como seria Ronda de volta ao UFC?
O retorno de Ronda ao UFC seria valioso neste momento porque outra grande lutadora se aposentou - a brasileira Amanda Nunes largou as luvas em junho. Portanto a organização busca novos grandes nomes para agitar o MMA feminino.
Ronda lutava justamente na categoria de Amanda, o peso galo, que atualmente está sem campeã. Um possível retorno dela poderia envolver até a luta pelo título dessa divisão.
Como está com 36 anos, com um corpo diferente e com um estilo de vida mais calmo, talvez Ronda prefira lutar em uma categoria acima. A divisão peso pena também era dominada por Amanda e está sem campeã. Inclusive existe a chance dessa categoria ser extinta. Mas a volta de Ronda seria o “gancho” ideal para reativar essa divisão.
Quem Ronda pode enfrentar no UFC?
Ronda pode até voltar contra brasileiras, pois existem atletas do país em alta nessas categorias citadas. No peso galo Mayra Sheetara e Ketlen Vieira estão nas posições 3 e 4 do ranking. E no peso pena, que está sem ranking, a principal atleta atualmente é a brasileira Norma Dumont.
Mas não faltam americanas dispostas a encarar Ronda, como Julianna Peña, nº 1 do peso galo, e Holly Holm, que já derrotou a ex-campeã uma vez no UFC. Enfim, possibilidades não faltam. A única certeza é que um retorno de Ronda seria muito atraente para atletas e torcedores.
Band transmite o UFC Vegas 78 neste sábado
A Band transmite neste sábado (12), a partir das 20h30, o card principal do UFC Vegas 78, que terá como evento principal a luta entre os brasileiros Vicente Luque e Rafael dos Anjos, na categoria peso meio-médio. A transmissão das principais lutas do evento será exclusiva na TV aberta e nas plataformas digitais Bandplay e Band.com.br.
Já o card prelimitar terá transmissão das três primeiras lutas no Bandplay, canal no YouTube do Esporte Na Band e Band.com.br.
UFC Vegas 78: Luque x Dos Anjos
Sábado, 12 de agosto de 2023
Card Principal – 20h30 na Band, Bandplay e Band.com.br
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Vicente Luque x Rafael dos Anjos
Peso-pena (até 65,7 Kg): Cub Swanson x Hakeem Dawodu
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Khalil Rountree Jr. x Chris Daukaus
Peso-palha (até 52,1 Kg): Polyana Viana x Iasmin Lucindo
Peso-médio (até 83,9 Kg): AJ Dobson x Tafon Nchukwi
Peso-médio (até 83,9 Kg): Josh Fremd x Jamie Pickett
Card Preliminar – 17h
Peso-galo (até 61,2 Kg): JP Buys x Marcus McGhee
Peso-leve (até 70,3 Kg): Terrance McKinney x Mike Breeden
Peso-pena (até 65,7 Kg): Francis Marshall x Isaac Dulgarian
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Josh Parisian x Martin Buday
Peso-palha (até 52,1 Kg): Jaqueline Amorim x Montserrat Conejo – Youtube do Esporte Na Band e Band.com.br
Peso-galo (até 61,2 Kg): Da'Mon Blackshear x Brady Hiestand – Youtube do Esporte Na Band e Band.com.br
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Juliana Miller x Luana Santos – Youtube do Esporte Na Band e Band.com.br