O UFC São Paulo vai acontecer no dia 4 de novembro e pode colocar um brasileiro no caminho de Jon Jones. Afinal Jailton Malhadinho fará a luta principal e, se vencer, ficará entre os 5 melhores lutadores da categoria peso pesado - justamente a categoria na qual Jones é campeão atualmente.
Até agora Jailton conseguiu 5 vitórias seguidas no UFC. Com isso apareceu em 9º lugar no ranking dos pesos pesados. Agora vai enfrentar Curtis Blaydes, que está na 5ª posição. Caso Jailton vença, é natural que ele ocupe a posição de Curtis automaticamente.
Jailton já comentou sobre a possibilidade de enfrentar Jon Jones um dia. “Realização de um sonho. Se eu luto com o Jones, zero o game. Se lutar bem e ganhar, eu vou falar que pode me aposentar. Ganhar do melhor do mundo, esquece”, comentou ele em entrevista ao Combate.
O que falta para Jailton lutar pelo título?
Jon Jones já tem luta marcada: vai tentar defender o cinturão contra Stipe Miocic no dia 12 de novembro. Se Jones perder, é natural que ele faça uma revanche contra Miocic em 2024. E isso atrasaria os planos de Jailton lutar pelo cinturão.
Mas se Jones derrotar Miocic, o cenário fica mais aberto. O UFC terá uma grande variedade de opções para definir o próximo adversário de Jones. Sergei Pavlovich, nº 1 do ranking, é o principal desafiante. Tom Aspinall também pode ser cogitado. E Malhadinho, se tiver vencido no UFC São Paulo, pode ser cogitado também.
Também existe o boato de que, em caso de vitória contra Miocic, Jones vai se aposentar. Ele está com 36 anos, já conseguiu muitas glórias e pode querer parar no auge.
Dessa forma Jailton não realizaria o sonho de enfrentar Jones. Mas com o título vago, aumentariam ainda mais as chances de Jailton lutar pelo cinturão. Afinal o UFC teria que escolher dois lutadores, não apenas um, para fazer essa disputa.
O caminho mais provável
A categoria peso pesado está muito bem disputada. Tem Jones e Miocic se enfrentando. E tem dois atletas promissores em alta, Pavlovich e Aspinall. Então o mais provável é que Jailton não dispute o cinturão imediatamente, mesmo se vencer Blaydes.
O UFC deve colocar outro desafio para ele. Uma possibilidade é enfrentar o vencedor do confronto entre Ciryl Gane e Sergey Spivak, que vão se enfrentar em 2 de setembro.
Quem ganharia: Jailton ou Jones?
Jailton e Jones têm uma semelhança física. O biotipo de ambos é diferente da maioria dos lutadores da categoria peso pesado. Eles são mais altos e atléticos que a maioria. Não costumam se aproximar do limite da categoria: 120 kg.
A grande vantagem de Jones seria na luta em pé, afinal Jones é um dos melhores strikers da história da UFC. Enquanto Jailton é especialista na luta agarrada. Provavelmente um combate entre eles teria Jailton tentando levar a luta pro chão. Jones tentaria escapar e buscar o nocaute rápido, até para evitar que a juventude de Jailton lhe desse vantagem com o decorrer dos rounds.
Quem ganharia? Impossível saber. Mas todo fã de MMA gostaria de ver esse duelo.
UFC 292 terá duas disputas de cinturão
No próximo sábado (19) tem UFC 292 e a brasileira Amanda Lemos busca o cinturão peso-palha feminino (52,1 Kg), na luta co-principal da noite, contra a dona do título Zhang Weili, da China.
Na luta principal, o jamaicano Aljamain Sterling defende o título dos galos (61,2 Kg) e enfrenta o americano Sean O'Malley, top 2 da categoria.
Além de Amanda Lemos, outros brasileiros também prometem dar um show no cage do UFC 292: Pedro Munhoz, Gregory Rodrigues, Natalia Silva e Karine Silva. As primeiras lutas do card preliminar serão transmitidas no Band.com.br.