Maratona de Londres tem recorde mundial e feito histórico para comunidade 'Down'

Percurso sai de Greenwich, passa por Blackheath, Tower Bridge, London Eye e termina no Palácio de Buckingham

Nosso Corre

Cacá Filippini é comunicadora e maratonista engajada em saúde, bem-estar físico, mental e esporte. Mãe de dois filhos biológicos e de dois que a vida a presenteou através de seu marido, forma uma família cheia de diferentes desafios etários, que vão da maternidade de um universitário até o dia a dia de uma criança especial. Como uma mulher REAL com muita história de superação, Cacá se divide em universos femininos ligados à maternidade, ao ser mulher 40+, aos desafios do corre diário de quem precisa equilibrar a vida e claro, das maratonas que corre pelo mundo.

Queniana Peres Jepchirchi bateu o recorde mundial feminino
Queniana Peres Jepchirchi bateu o recorde mundial feminino
Divulgação

Nesse domingo, 21 de abril, a Maratona de Londres, uma das seis maiores corridas do mundo, entrou mais uma vez para a história com novos recordes mundiais. 

O trajeto, repleto de charme, construções antigas, monumentos históricos e belos parques, sai de Greenwich, passa por Blackheath, Tower Bridge, London Eye, a Torre de Londres, e termina no Palácio de Buckingham.

Como de costume, as ruas ficam repletas de torcedores que ocupam cada centímetro para torcer por amigos, familiares e milhares de outros corredores desconhecidos. Por isso, se correr a maratona de Londres estiver nos seus planos, não deixe de gravar seu nome em sua camiseta e exibir seu número de peito. Isso fará com que você escute regularmente seu nome, acompanhado de uma frase motivacional para seguir em frente e cruzar a linha de chegada.

Mas essa atmosfera de festa vai além da corrida. Isso porque a Maratona de Londres se destaca por ser a prova de corrida de rua que vai além da corrida. É citada pelo Guiness Book como o evento que mais arrecada fundos para a caridade. Sim, isso mesmo. Milhares de corredores garantem suas inscrições através do programa de caridade e centenas de organizações não-governamentais são beneficiadas com essas doações. Só em 2022, último recorde, a edição arrecadou 58,3 milhões de libras, mais de R$ 360 milhões. 

Mas os recordes não ficam por aí. Esse ano, em sua 44ª edição, vimos a queniana Peres Jepchirchi estabelecer um novo recorde mundial feminino ao cruzar a linha de chegada em 2:16:16. Uau!!!

Outro feito, muito expressivo para a comunidade ‘Down’, foi a conquista do jovem galês de 19 anos, Lloyd Martin, que entrou para o livro dos recordes como o mais jovem corredor com deficiência intelectual concluinte de uma maratona na categoria LL2. Ceri Hooper, 54, mãe de Lloyd, correu ao seu lado como sua guia e ao final disse: “Qualquer coisa é possível se você coloca na sua cabeça que é possível. Com um pouco de trabalho, você pode atingir!”

Corredora desde sua adolescência, Ceri concluiu pela quarta vez a Maratona de Londres, além de já ter corrido outras duas Majors: Boston e Chicago.  

O evento também se destaca dentre os mais de 100 pedidos de registro de recorde no Guiness Book mais inusitados, como o mais rápido maratonista que completa a prova carregando um eletrodoméstico e, até mesmo, o corredor mais rápido a completar uma maratona vestido de planta. Até o último sábado, o evento acumulava 45 recordes registrados e alguns não superados desde o início dos anos 2.000, como o registro da corredora mais velha a completar a prova. Jenny Wood-Allen tinha 90 anos em 2002 quando levou 11 horas e 34 minutos para completar a Maratona de Londres e garantir seu nome impresso no livro dos recordes. 

E, por falar em curiosidades, muitos casais oficializam a união nessa prova. Mais precisamente, no meio do caminho, na Tower Bridge. Fato que começou em 1999 com o casamento de Mick Gambrill e Barbara Cole. Desde então, outros casais, seguem a tradição. Então, não estranhe se você estiver torcendo ou correndo pelas ruas londrinas e se deparar com corredoras vestidas de noivas. 

Outro fato curioso é a existência de um grupo de amigos que corre a maratona desde sua primeira edição, em 1981. Chamados de Ever Presents’ , o grupo segue participando a cada nova edição e hoje é composto por seis dos 42 integrantes do início. 

Também não podemos deixar de falar sobre a participação da família real no evento. Em 2017, os príncipes William e Harry e a duquesa de Cambridge participaram da cerimônia de abertura da Maratona de Londres e, em 2018, foi a Rainha Elizabeth, ao vivo e em cores, que deu o sinal de largada da prova. 

Ainda destacamos a vitória do estreante no circuito World Marathon Majors, Alexander Munyao, que cravou a marca de 2:04:01, se tornando o campeão da elite masculina. Existe também a probabilidade da Maratona de Londres se tornar a maior maratona do mundo, com 30.948 corredores homens, 22.753 corredoras mulheres, além de 44 corredores não binários. Isso tudo sem contar os corredores de elite e aqueles que fizeram a prova virtualmente. Será que teremos novidades ainda?

Por fim, as inscrições para a edição comemorativa de 45 anos da Maratona de Londres estão abertas e você pode se inscrever aqui.