Esporte

Como era o Borussia Dortmund campeão alemão de 2011/12; veja o time

Com apenas um jogador do elenco atual, os Aurinegros tinham centroavante que jogou por Grêmio e Palmeiras. Título e quebra de tabu podem sair neste sábado, com transmissão da Band

Por Matheus Monteiro

Como era o Borussia Dortmund campeão alemão de 2011/12; veja o time
Leonhard Simon/Reuters

Já se passaram dez temporadas desde a última conquista do Borussia Dortmund no Campeonato Alemão, em 2011/12. Na época, os Aurinegros de Jurgen Klopp viveram uma era de ouro e brilharam com um bicampeonato. Neste sábado (26), o Dortmund chega à última rodada dependendo só de si para voltar a reinar na Alemanha: basta uma vitória sobre o Mainz 05 que o time garante o caneco – a Band transmite a partir das 10h30.

Desde aquele título, a equipe viu o rival Bayern de Munique empilhar conquistas na Bundesliga: foram dez títulos consecutivos; para o clube da Westfalia, restou apenas cinco vice-campeonatos.

Quem eram e como estão os campeões?

O único jogador campeão em 2012 que ainda está no elenco é o zagueiro Mats Hummels. O jogador deixou o Dortmund rumo ao Bayern em 2016, mas retornou em 2019.

O time-base era formado por (reservas entre parênteses): Weidenfeller (Langerak); Piszczek, Subotic (Felipe Santana), Hummels e Schmelzer; Sven Bender (Sebastian Kehl) e Gündogan (Nuri Sahin); Blaszczykowski (Antônio da Silva), Mario Götze (Kevin Grosskreutz/Perisic) e Shinji Kagawa; Robert Lewandowski (Lucas Barrios).

Deste elenco, já se aposentaram o goleiro Weidenfeller, capitão na campanha, o zagueiro Subotic, o lateral Schmelzer e os meias Sebastian Kehl (atual diretor de futebol do clube) e o brasileiro Antônio da Silva, jogador criado na base do Flamengo e que fez carreira no exterior.

Outro brasileiro daquele elenco, Felipe Santana atualmente está sem clube depois de passagem pelo futebol catarinense.

O argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios, que passou por Palmeiras e Grêmio, também fazia parte do elenco. Atualmente, Barrios está no Sportivo Trinidense, que faz boa campanha no campeonato nacional do Paraguai.

Campeões Mundiais de 2014

A seleção alemã que conquistou a Copa do Mundo de 2014 também contou com jogadores do Dortmund campeão nacional de 2011/12: o goleiro Weidenfeller, o zagueiro Hummels e o meia Mario Götze. Autor do gol do título contra a Argentina, Götze se transferiu para o Bayern de Munique pouco antes do mundial do Brasil.

Caminhada para o título

A grande virada para o Borussia Dortmund começou em 2006, com a Copa do Mundo na Alemanha. Na época, o clube que vivia intensa crise financeira, e teve até que pegar dinheiro emprestado com o Bayern para não falir em 2003.

Com a chegada da Copa, o Dortmund vendeu os naming rights do seu estádio e negociou seus craques para se recuperar financeiramente. Em 2007/08, o clube não fez grande campanha e flertou com a zona do rebaixamento durante todo o campeonato.

Na temporada seguinte, chegou ao clube o hoje cultuado técnico Jurgen Klopp, vindo do Mainz 05 (coincidentemente, o rival deste sábado. O novo técnico começou a reestruturar a defesa da equipe e trouxe talentos como Hummels, vindo do Bayern, e Subotic, vindo do Mainz 05. Após os títulos no Dortmund, Klopp ainda iria ao Liverpool vencer a Champions League e o Mundial de Clubes em 2019.

Em 2009/10, o clube se acerta e volta a ficar nas classificações mais altas da tabela, com um inesperado quinto lugar.

Título de 2010/11

Então se inicia a era vitoriosa. Sem vencer a liga nacional desde 2002, o Dortmund entra com força máxima em busca da taça. Mesmo iniciando com uma derrota para o Bayer Leverkusen por 2 a 0, o clube emplacou 15 jogos de invencibilidade, sendo 14 vitórias e apenas um empate.

No returno, a turma de Klopp emplacou mais oito jogos de invencibilidade, entre eles uma vitória por 3 a 1 sobre o Bayern em plena Allianz Arena. Com a sequência, o time voltou a conquistar a Bundesliga após oito temporadas.

Bi em 2011/12

A era vitoriosa seguiu com o bicampeonato, algo que não acontecia desde os títulos de 1994/95 e 1995/96. Os Aurinegros viveram um ano fantástico, com recorde de pontos na competição (81) e se tornaram campeões da Copa da Alemanha, com um 5 a 2 sobre o Bayern.

O Dortmund venceu 25 vezes, empatou seis e só perdeu três vezes. Os Aurinegros pegaram a liderança na 14ª rodada e não saíram mais. O time contava com um reforço e tanto no ataque: Robert Lewandowski, que depois ainda defenderia o Bayern de Munique, onde conquistaria oito títulos da Bundesliga seguidos.

O clube foi campeão com duas rodadas de antecedência, com o 2 a 0 sobre o Borussia Mönchengladbach. A festa do título foi grande, e os torcedores invadiram o gramado do Signal Iduna Park no jogo da taça.

Marco Reus e a nova chance de título

Revelado na base do Borussia Dortmund em 1996, Marco Reus nunca foi campeão da liga nacional pelo clube. Na época das conquistas, o jogador estava em uma breve passagem pelo Borussia Mönchengladbach.

Com grande identificação com o Dortmund e sua torcida, Marco Reus está a uma vitória para celebrar uma nova quebra de tabu e conquistar a liga pela primeira vez.

Caso vença, o Dortmund se tornará o segundo maior campeão, ao lado do Nuremberg, ambos com nove taças. Maior vencedor, o Bayern tem 32 conquistas.

Mais notícias

Carregar mais