Esportes

Confira os brasileiros classificados e que ainda brigam por vaga na Libertadores

Até o momento, seis equipes estão garantidas na principal competição continental interclubes da América do Sul

Da Redação

Fortaleza garantiu vaga na Libertadores após vencer Juventude por 1 a 0
Fortaleza garantiu vaga na Libertadores após vencer Juventude por 1 a 0
Leonardo Moreira / FEC

O Campeonato Brasileiro já é do Atlético Mineiro faltando duas rodadas para o final, mas a disputa por vaga na Libertadores de 2022 segue intensa. Ao todo, seis equipes já garantiram vaga na competição continental, que ainda reserva três vagas aos clubes brasileiros.

Athletico-PR, atual campeão da Copa Sul-Americana, Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Fortaleza, que vai disputar o torneio pela primeira vez na história, já estão garantidos na Liberta. Outras oito equipes estão com possibilidades matemáticas de conquistar a vaga, segundo o departamento estatístico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com os títulos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana conquistados por Atlético Mineiro e Athletico-PR, respectivamente, os finalistas da Copa do Brasil, oito equipes vão para a Libertadores de 2022 pelo Campeonato Brasileiro. Os seis melhores se classificam para a fase de grupos e os sétimo e oitavo colocados disputam a Pré-Libertadores.

Se o Campeonato terminasse hoje, Bragantino, Fluminense e América-MG seriam os outros três classificados. Ceará, Internacional, Atlético Goianiense, Santos e São Paulo seguem na briga.

Mesmo se não conquistarem a vaga na Libertadores, as cinco equipes e o Juventude estão se garantindo na Copa Sul-Americana do ano que vem. Somente Cuiabá seria o único remanescente na Série A que não disputaria nenhuma competição continental.

Veja as chances de Libertadores, segundo o departamento de matemática da UFMG:

  • Bragantino - 99,31%
  • Fluminense - 96,6%
  • América-MG - 45,5%
  • Ceará - 34%
  • Internacional - 19,8%
  • Atlético-GO - 2,7%
  • Santos - 1,5%
  • São Paulo - 1,1%

Mais notícias

Carregar mais