Esportes

Copa América terá árbitros europeus, e Euro receberá juízes sul-americanos

Uefa e Conmebol anunciaram intercâmbio de arbitragem entre juízes das duas entidades

Da Redação, com Rádio Bandeirantes 21/04/2021 • 17:48
O espanhol Jesus Gil Manzano apitará na Copa América
O espanhol Jesus Gil Manzano apitará na Copa América
Reprodução/Twitter

A Uefa e a Conmebol anunciaram nesta quarta-feira, 21, uma parceria envolvendo intercâmbios de árbitros na Copa América e na Eurocopa de 2021. Juízes licenciados pela confederação europeia vão poder apitar partidas do torneio sul-americano, assim como a arbitragem da América do Sul participará da Euro.

Segundo as entidades, o objetivo da cooperação é otimizar a relação entre os árbitros.

Nesta primeira ocasião, uma equipe de três árbitros no campo e dois árbitros VAR, todos da Espanha, viajarão para participar do torneio sul-americano. A Eurocopa será oficializada por um trio de árbitros argentinos.

O espanhol Jesus Gil Manzano vai apitar na Copa América, de acordo com relação de árbitros divulgada pela Conmebol.

Confira o comunicado oficial da Conmebol com as declarações dos dirigentes:

"O intercâmbio de árbitros com a Conmebol para nossos dois torneios emblemáticos enriquecerá ambas as competições e aumentará a experiência dos melhores árbitros", disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

“A Europa e a América do Sul têm muita tradição e qualidade futebolística, inclusive na arbitragem. Este intercâmbio é uma parte determinante do nosso programa de cooperação, que nos ajudará a melhorar nossas habilidades", acrescentou.

“Um dos objetivos permanentes da Conmebol é alcançar um sistema de arbitragem cada vez mais profissional e qualificado, aberto ao uso de ferramentas tecnológicas. Estamos convencidos de que a cooperação com a Uefa neste campo beneficiará muito ambas as confederações", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, acrescentando: "Isto é apenas o começo. Continuaremos a trabalhar para expandir e fortalecer nossas parcerias com nossos amigos na Uefa". 

  • copa américa
  • eurocopa