Esportes

Copa do Mundo 2022: Conheça a cultura do Qatar, país sede do evento

Museu contando a história do país, mercado com roupas bordadas a ouro e os pratos mais tradicionais da região: A Copa mais rica dos últimos anos

Da Redação

Qatar 2022
Qatar 2022

No dia 21 de novembro deste ano, a contagem regressiva para o evento mais aguardado pelo planeta começou. A Copa do Mundo do Qatar está a menos de um ano de começar. Uma Copa que tem tudo para ficar na história pelas culturas específicas da região e pela grande quantidade de dinheiro que envolve.

O Museu Nacional do Qatar é o primeiro ponto turístico a ser lembrado. Localizado em Doha, o edifício atual foi aberto ao público em março de 2019 e é conhecido como ‘Rosa do Deserto’, já que o arquiteto Jean Nouvel se inspirou no cristal rosa do deserto, que pode ser encontrado no Qatar. Dentro do museu, o público entende como funciona a formação natural do país e ambientes e estilo de vida dos moradores. Outro ponto importante é sobre o descobrimento do petróleo, que tornou o Qatar o país mais rico do mundo.

Já que o assunto é dinheiro, não tem como deixar de citar o conhecido Souq Waqif, antigo mercado onde aconteciam trocas de mercadorias por itens necessários para sobrevier. O local era conhecido por sempre ficar inundado, por conta das marés, então todos os vendedores trabalhavam de pé. Assim, o nome Souq Waqif, já que “Waqif” significa “em pé” na língua árabe.

É comum encontrar inúmeras opções de mercado, como frutas básicas até as roupas tradicionais bordadas com fios de ouro. A falcoaria, esporte mais tradicional do país, também tem grande espaço em Souq Waqif. Os falcões são treinados e adestrados para receberem os turistas. Até mesmo um hospital apenas para esses animais existe na região.

Por fim, a parte que qualquer turista que for até o Qatar acompanhar a Copa em loco quer saber... A culinária do Qatar e seus pratos mais tradicionais. Começando pelo Majboos, prato nacional que é feito com cordeiro/frango, arroz temperado e salada. A Saloona também é uma opção interessante, um ensopado de carne de boi, cordeiro ou peixe e legumes temperados com alho e gengibre. Para finalizar o cardápio, a sobremesa servida é a Balaleet, feito com massa, açafrão e água de rosas, coberto por um omelete, juntando o doce e salgado.

A Copa do Mundo no Qatar entra em fase final de preparação para receber turistas de todos os seis continentes. Cultura, comida e pontos turísticos não vão faltar para quem estiver presente na competição.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais