Esporte

Corinthians e Botafogo estão fora da Copa do Brasil de 2025? Entenda a situação

Times eliminados nos estaduais ainda têm chances de classificação para a Copa do Brasil 2025, mas ficou mais difícil

Por Allan Brito

Corinthians e Botafogo estão fora da Copa do Brasil de 2025? Entenda a situação
Corinthians e Botafogo terão que buscar a vaga em outras competições
Vítor Silva/Botafogo

No último final de semana, Corinthians e Botafogo foram eliminados em seus campeonatos estaduais. Isso gerou uma dúvida: os dois times estão fora da Copa do Brasil de 2025?  

A dúvida surge porque, desde 2023, a principal forma de classificação para Copa do Brasil é o desempenho nos estaduais. Antes muitas vagas eram cedidas pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF, o que garantia a presença de times da Série A. Mas a CBF mudou esse regulamento para dar mais força aos estaduais e, consequentemente, para as federações.

Em 2023 essa mudança deixou o Santos fora da Copa do Brasil de 2024. E agora Botafogo e Corinthians correm risco de viver o mesmo problema.

Corinthians e Botafogo ainda podem se classificar

Por enquanto os dois times ainda têm chances de garantir vaga na Copa do Brasil de 2025.

Possibilidades para o Corinthians conquistar a vaga sem depender de ninguém:

  • Garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2025 pelo Brasileirão
  • Ser campeão da Copa do Brasil 2024 ou da Copa Sul-Americana 2025
  • Conquistar a vaga na Copa Paulista, no 2º semestre. Normalmente o Corinthians não disputa essa competição. Mas a necessidade pode mudar isso. E nesse caso o Timão teria que montar um time alternativo, pois o torneio acontece no 2º semestre.

O Corinthians também pode herdar a vaga no Campeonato Paulista, dependendo da posição final dele. Mas para isso acontecer, o Timão dependeria dos desempenhos de outros times paulistas na Série A e na Série B, com uma combinação de resultados improvável.

Possibilidades para o Botafogo conquistar a vaga sem depender de ninguém:

  • Ser campeão da Taça Rio. Na semifinal o Botafogo vai enfrentar o Sampaio Corrêa. Depois enfrentará o vencedor do jogo entre Boavista e Portuguesa.
  • Garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2025 pelo Brasileirão
  • Ser campeão da Copa do Brasil 2024 ou da Libertadores 2024
  • Conquistar a vaga na Copa Rio, no 2º semestre.

Outros times sem vagas

Mais 9 times importantes estão com risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2025. Veja times das Séries B e C que foram eliminados nos estaduais sem conquistar vaga na competição nacional:

Série B

Botafogo-SP
Chapecoense
Guarani
Ituano
Mirassol

Série C

Athletic
CSA
Volta Redonda
Ypiranga

O título da Série B dá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil 2025. Fora isso, algumas dessas equipes também poderão conquistar vaga em copas estaduais ou regionais. Por enquanto nenhum time das 3 principais divisões está sem chance de disputar a Copa do Brasil de 2025. Mas certamente alguns deles ficarão fora.

Mais notícias

Carregar mais