Esporte

Danilo Avelar recorda ato racista no Corinthians: "Precisei errar para aprender"

Lateral participou do Podcast Denílson Show e falou sobre o ato que o tirou do Corinthians em 2021

Da redação

Sem clube desde que deixou o América-MG no fim do ano passado, Danilo Avelar participou do Podcast Denílson Show, que foi ao ar nesta segunda-feira (26), e falou sobre o ato de racismo que marcou sua carreira e culminou na saída do Corinthians, em 2021.

O lateral-esquerdo de 34 anos afirma ter aprendido com o ato e explicou como fez para se tornar de fato alguém que apoia a causa antirracista.

“Independentemente se eu não me considero racista ou não, eu tive uma atitude errada. Isso eu tenho que reconhecer. E mais ainda: entender por que eu fiz isso, num tom que não precisava. ‘Por que eu tive essa atitude sem pensar?’. Custou o que custou, mas eu fui buscar informações, assumi a responsabilidade. Eu sofri pra caramba, paguei por isso, mas eu não quis deixar só nisso. Talvez o normal fosse se omitir, jogar para outro. Mas pela minha consciência eu fui atrás. Todo mundo é passivo de erro, mas o que você faz com o erro define o seu caráter. Eu fiquei oito meses estudando com um ativista, entendendo causa, toda semana aula, imersão, ia numa comunidade, conversava com pessoas e comecei a entender um pouco a dor”, afirmou o jogador ao Podcast Denílson Show – confira acima a partir da minutagem 1.14:00.

“Na bolha em que eu cresci, não tive informações. E eu não estou me omitindo. Mas eu precisei errar para aprender. (...) Tem duas formas de a gente aprender: errando ou com o erro do outro. Se eu errei, aprenda com meu erro, para não precisar errar [também]. Eu não vou levar como um peso, me afundar. Eu quero estar bem comigo mesmo, quero entender mais, aprofundar mais. Hoje eu estou com um ‘radar aceso’. Muitas vezes vejo um amigo fazendo uma resenha no futebol e eu dou um toque. Vou ser um chatão? Vou, mas eu consigo dar uma informação. O que mais temos no nosso cotidiano é o racismo recreativo, que é a brincadeirinha. Às vezes, o cara aceita porque ele não tem força para debater com alguém que não entende”, acrescentou.

Em junho de 2021, durante uma partida online do jogo “Counter-Strike: Global Offensive”, Danilo Avelar postou o seguinte comentário a outro usuário: “Fih (filho) de rapariga preta”. À época, o Corinthians rescindiu o contrato do jogador, que passou a estudar sobre o tema.

Avelar está sem clube desde o final da temporada 2023, quando seu contrato com o América-MG foi encerrado. O lateral-esquerdo tem 34 anos.

Mais notícias

Carregar mais