Esportes

Portugal e Itália caem na mesma chave, e ao menos uma não vai à Copa

Os grupos da repescagem europeia e as chaves dos playoffs intercontinentais da Copa do Mundo de 2022 foram sorteados nesta sexta-feira (26) e decidirão as últimas vagas para o mundial

Da Redação

Chaveamento da repescagem das Eliminatórias Europeias da Copa de 2022
Chaveamento da repescagem das Eliminatórias Europeias da Copa de 2022
Fifa

Portugal do craque Cristiano Ronaldo ou a atual campeã europeia Itália: uma das duas seleções pode não ir para a Copa do Mundo do Catar de 2022. Ambas vão disputar a repescagem das Eliminatórias da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), que teve as suas chaves sorteadas nesta sexta-feira (26), mas os caminhos das duas podem se cruzar.

Ao todos, 12 países vão brigar por três vagas no mundial. Eles foram divididos em dois potes de acordo com a campanha na primeira fase das Eliminatórias. Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales foram cabeças-de-chave e farão a semifinal em casa. Já Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca serão visitantes.

As seleções foram sorteadas para três chaves de quatro equipes. O torneio funcionará no formato mata-mata em jogo único, com semifinal e final. O vencedor dos dois jogos carimba a vaga para a Copa do Mundo.

Na semifinal da repescagem, a Itália terá pela frente a Macedônia do Norte – que surpreendeu na primeira fase ao vencer a Alemanha, fora de casa, por 2 a 1. Enquanto isso, Portugal irá enfrentar a melhor seleção do segundo ponte: a Turquia. Caso a Azzurra e os Patrícios vençam, eles decidirão a vaga do Grupo C em Portugal.

Nas outras chaves, o sorteio definiu que serão mandantes na final quem passar de País de Gales x Áustria, no grupo A, e de Rússia x Polônia, no grupo B.

A Itália pode ficar de fora da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva, já que em 2018 perdeu a repescagem para a Suécia. Seria uma grande decepção para os comandados de Roberto Mancini que há quatro meses foram campeões da Euro 2020 ao vencerem nos pênaltis a Inglaterra por 3 a 2 (após o empate em 1 a 1 no tempo normal + prorrogação), em pleno estádio de Wembley. Na primeira fase das Eliminatórias, a Itália perdeu a vaga automática no mundial para a Suíça.

Confira os cruzamentos da repescagem europeia para a Copa do Mundo:  

Grupo A

Escócia x Ucrânia

País de Gales x Áustria

Grupo B

Rússia x Polônia

Suécia x República Tcheca

Grupo C

Itália x Macedônia do Norte

Portugal x Turquia

Playoffs Intercontinentais também foram sorteados

Também nesta sexta-feira foram sorteados os playoffs intercontinentais que decidirão duas vagas para a Copa do Mundo do Catar. Essa disputa é realizada entre as seleções que ficaram na zona de repescagem das confederações da Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e Oceania (OFC).

O sorteio definiu que o representante da AFC irá enfrentar o time da Conmebol. Isso significa que o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas (atualmente o Peru) irá enfrentar o vencedor do confronto entre os terceiros colocados dos Grupos A e B das Eliminatórias Asiáticas (atualmente Emirados Árabes Unidos x Austrália).

Na outra chave, o quarto colocado do octogonal da Concacaf (atualmente o Panamá) irá enfrentar o representante da OFC (as eliminatórias não começaram).

Os jogos acontecerão nos dias 13 e 14 de junho de 2022 no Catar, portanto em campo neutro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais