Eriksson considerava Falcão o melhor jogador que treinou e quase fechou com o Botafogo-PB

Treinador sueco, que morreu nesta segunda-feira (26), tinha uma relação próxima com o Brasil

Da Redação

Eriksson considerava Falcão o melhor jogador que treinou e quase fechou com o Botafogo-PB
Sven-Goran Eriksson
REUTERS/Darren Staples

O técnico sueco Sven-Goran Eriksson, que morreu aos 76 anos nesta segunda-feira (26), tem uma relação especial com o futebol brasileiro. O treinador considerava o meia Falcão o maior jogador que já treinou, mesmo tido ele em campo por menos de dez partidas, e quase foi contratado pelo Botafogo-PB. 

A relação de Eriksson com Falcão começou em 1984, quando ele foi treinar a Roma. O brasileiro já era o grande o “Rei de Roma”, enquanto o sueco era um jovem técnico que havia brilhando no Benfica de Portugal. 

O fascínio do treinador com o brasileiro não era apenas com o talento com a bola - ele disse em sua biografia que Roberto Baggio e Wayne Rooney foram os jogadores mais talentosos que teve -, mas também pela sua liderança. Diante de uma equipe envelhecida, lidando com diversos problemas, Falcão assumia a responsabilidade de controlar o vestiário.  

“Ele era um jogador fácil de treinar, de certa forma, porque era um técnico em campo. Nós ganhamos todos os jogos com ele em campo. Os outros jogadores diziam que não era impossível vencer sem ele”, disse o treinador em uma entrevista ao jornal britânico “The Times”. 

O problema é que Falcão raramente esteve em campo com Eriksson. O brasileiro sofria sérios problemas de joelhos, e só conseguiu jogar “uns oito jogos”, segundo o treinador. No fim daquela temporada, o meia deixou a Roma e foi jogar no São Paulo. 

Já Erickson dirigiu a equipe italiana até 1987, conquistando uma Copa da Itália. 

Negociação com o Botafogo-PB

A relação com o Brasil quase foi ainda mais profunda. Em 2020, o sueco chegou a negociar com o Botafogo-PB para assumir as categorias de base do clube. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais do próprio Botafogo, Erickson aparece falando em “portunhol” que estava enviando o seu representante para negociar com a diretoria do clube. Apesar disso, o negócio não avançou. 

Além da quase passagem pela paraíba, o treinador chegou a ser especulado no Corinthians e Coritiba após deixar a seleção das Filipinas em 2019, mas os negócios nunca avançaram. 

Eriksson acabou nunca assumindo uma equipe após 2019. A última vez que ele apareceu no gramado foi em março deste ano, quando treinou a equipe de lendas do Liverpool em uma partida beneficente contra o Ajax.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais