Esportes

Especial Copa do Mundo 2022: Conheça o Souq Waqif, o coração do Catar

O “mercado permanente” é a verdadeira mistura entre o passado e o presente da próxima sede da Copa do Mundo

De Redação, com Lívia Nepomuceno

Imagine ser uma das referências históricas de um país que, atualmente, exala crescimento econômico através de suas construções altamente luxuosas. Essa é a realidade do Souq Waqif, o mercado mais tradicional do Catar, que será sede da Copa do Mundo de 2022.

Considerado o coração cultural e social de Doha, Souq Waqif carrega consigo muita história. Conservado e revitalizado, ele é um antigo mercado onde os beduínos traziam suas mercadorias para trocar por itens essenciais. E como o local costumava ser inundado com o vai e vem da maré, os comerciantes trabalhavam em pé, em barracas inteiramente improvisadas. E assim se formou o nome Souq Waqif, onde “Waqif” significa “em pé” em árabe.  

E para os milhões de turistas que irão passar pelo país antes e depois do maior evento de futebol do Mundo, o “mercadão” se torna uma grande atração. É um excelente lugar para realizar compras, desde nozes e frutas secas até as roupas mais tradicionais bordadas a ouro. Sem contar, é claro, do grande espaço destinado à falcoaria, o esporte mais praticado no Catar.  

Flutuando pelo passado e presente, Souq Waqif mostra que o país tem diversas atrações para os amantes de futebol que irão curtir a Copa do Mundo em 2022.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais