Thiago Camilo tem as raízes criadas no automobilismo mesmo quando ainda nem era nascido. Seu pai, Bel, foi piloto de diversas categorias de turismo e fez parte do crescimento do filho no ramo. Dentro das pistas, chegou a correr junto com Thiago, que estava estreando na Stock Car, em 2003, mesmo ano em que anunciava a sua aposentadoria.
Um dos três concorrentes ao título da Stock em 2021, Thiago sempre mostrou muita determinação nas pistas e provou que seria uma força dentro da categoria logo aos 19 anos, início da trajetória. Aos 20, em 2004, venceu a primeira corrida em Interlagos, sendo o piloto mais jovem a conseguir um triunfo no Brasil. Três anos depois, foi terceiro colocado no campeonato, feito também repetido em 2008 e 2015.
“Eu faço um trabalho já pensando no longo prazo, então não é de hoje que eu estou me preparando. É para uma sequência na minha carreira”, disse o piloto de 36 anos, em entrevista exclusiva à reportagem.
A Band, o Bandplay, o site da Band e o Youtube do Show do Esporte transmitem todas as emoções da Super Final da Stock Car neste domingo (12), a partir das 13h30, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
De fato não é de hoje que Thiago Camilo se destaca na Stock Car e nem ficou refém dos desempenhos animadores nas primeiras temporadas na categoria. O paulista, além de conquistar vários recordes, também foi vice-campeão em quatro oportunidades: 2009, 2013, 2017, 2019.
Thiago é o único piloto a vencer a Corrida do Milhão, a mais cobiçada da temporada da Stock, em três oportunidades: 2011, 2012 e 2015. Além disso, está a uma vitória de se tornar o maior vencedor em atividade com 37 triunfos. Com 75 pole positions, Camilo também supera concorrentes consagrados no automobilismo.
“Acho que os números falam por si, né? Minha história está baseada nesses números, de ser regular, de disputar, de sempre estar ali brigando. E a verdade é que com você estando em tantas disputas assim uma hora vai dar certo”, conta o piloto.
Persistência. Esse tem sido o lema de vida de Thiago Camilo. Persistência para superar as adversidades dentro e fora da pista. Especialmente aquelas que podem te tirar de uma final.
Durante a disputa da etapa Endurance da Porsche Cup no último final de semana em Interlagos, Thiago sofreu um gravíssimo acidente, a mais de 170 km/h. O piloto precisou tomar oito pontos na perna esquerda e ainda tem dificuldades para andar.
“Estamos que estar preparados para situações adversas, como essa que aconteceu no final de semana passado, de ter sofrido um acidente e depois ter uma disputa de título no outro final de semana. O piloto está sujeito a isso e tenho que estar preparado."
Thiago Camilo, piloto da Ipiranga Racing, entra na última etapa da temporada 2021 da Stock Car na terceira colocação com 280 pontos, 56 atrás do líder do campeonato, Gabriel Casagrande. Mesmo com a larga desvantagem para o primeiro colocado, o paulista não quer saber de jogar a toalha.
“Não quero pensar na possibilidade de não ganhar o título, porque esse é o objetivo. Já cheguei em diversas situações de disputa de título com tarefas mais fáceis e não consegui concretizar”, afirma Thiago.
“É o título que eu chego mais preparado, mentalmente e fisicamente. O que eu tenho que fazer já aconteceu na temporada. Já teve piloto que conseguiu fazer a pole e venceu as duas corridas. Então isso mostra que é possível, e estamos aí para isso: para disputar, para guerrear e fazer a melhor performance”, completa.
Thiago Camilo já tem a história marcada no automobilismo brasileiro por toda a trajetória e por todos os números conquistados ao longo da carreira. O piloto é referência na Stock Car e um dos maiores vencedores da categoria. Falta a famosa cereja do bolo: o título, que na visão de Thiago, ainda vai chegar.
“A experiência de anos anteriores, de já ter disputado tantos títulos na Stock Car me deixa mais tranquilo e sem ansiedade para esse momento, sabendo que esse momento vai chegar. Vai chegar a hora”, disse o piloto.
A hora de Thiago Camilo vai chegar. Resta saber se será no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, neste final de semana ou a partir da próxima temporada da Stock Car.